Se outras plataformas, softwares ou métodos têm seus profissionais certificados, com o Magento não seria diferente. Desde 2012, qualquer pessoa pode se tornar um Magento Certified Profesional ou Profissional Certificado Magento, isto é, um profissional apto a trabalhar com o Magento Commerce, dentro de sua área de certificação. Para evitar confusão, quando eu digo qualquer pessoa, não quero dizer que você não precisa ter conhecimentos na plataforma mas sim que não é necessário uma formação específica ou um diploma em alguma área do conhecimento ligado ao e-commerce ou à tecnologia da informação.

Subindo os degraus do Magento - imagem: Wavebreak Media/Corbis

Uma vez que você tenha estudado e domine o Magento, você pode ser até um médico de formação, mas está apto a testar seus conhecimentos e se tornar um profissional Magento. Porém, antes de falarmos na certificação, cabe um ou dois comentários sobre o porquê de eu achar a certificação em Magento importante.

Diferente de outras carreiras, a área de TI sofre com a falta de cursos específicos, especialmente em nível superior. É também uma carreira que permite que outros profissionais migrem para ela, sem passar por um curso superior.

Exemplo: para ser engenheiro, você precisa cursar Engenharia, seja Civil, Mecânica, Elétrica ou outras. Para ser médico, você enfrenta os 6 (seis ou sete?) anos de Medicina, mais a residência, para ser advogado, você estuda Direito e depois passa pelo Exame da Ordem. Na TI, não é assim; ainda que haja cursos específicos como Análise de Sistemas, o mercado oferece diversas posições para os quais não é obrigatório um curso superior ou mesmo técnico.

Eu mesmo sou um exemplo claro disso me formei engenheiro civil mas desde 2004 trabalho com internet, primeiro fazendo sites, depois lojas virtuais e hoje trabalhando na estratégia. Em 2008, trabalhando com Google Adwords, eu vi que só a experiência não ia funcionar e resolvi me certificar como Google Adwords Professional. Em 2012, vendo que a certificação para Magento na minha área não sairia tão cedo, resolvi fazer um curso específico – o Engenheiro Comercial Magento, na eCommerce Academy em Paris – para ajudar a reforçar minhas credenciais.

Não digo que basta você ter o certificado para ser bom e infalível. Certamente não digo isso! Mas o mercado precisa de formas palpáveis para definir se um profissional é bom e merece uma posição melhor. Além do currículo, da experiência e do portfólio, cursos e certificações completam esses fundamentos.

As certificações no Magento

Quem quiser se certificar em Magento, encontra três áreas: Developer, Frontend e Solution Specialist. Nos três casos, a certificação é conquistada através de uma prova, feita online em um Centro de Certificação.

O processo é bem simples: primeiro, você estuda para a prova, ou ao menos avalia quais são os itens cobrados na prova e preenche as lacunas de conhecimento que você terá (as provas são abrangentes, certamente você terá coisas a estudar ou recordas); depois, compra um voucher para a prova, no site do Magento, hoje no valor de 260 dólares cada prova. Por fim, você agenda a prova e no dia e hora marcados vai até o centro de certificação, para fazer a prova. Se você atingir a nota exigida, você passou! Se não, você terá outras chances de fazer a prova, pagando novamente, é claro.

  • Magento Developer e Magento Developer Plus – são as certificações dadas ao pessoal de desenvolvimento de módulos e funcionalidades para o Magento. O primeiro nível é o Developer enquanto o Developer Plus cobra um pouco a mais de conhecimento. Para se certificar nessa área, você deve dominar o desenvolvimento na plataforma, conhecendo sua estrutura a fundo.
  • Magento Frontend Developer – é a certificação voltada para quem trabalha com temas para Magento. Nessa prova, são cobrados os conceitos relativos à parte visual de uma loja, incluindo layout, template e skin, mostrando que o profissional está apto a desenvolver temas para Magento e, indo além, entende os principais conceitos de usabilidade, para que a loja seja amigável e venda mais.
  • Magento Solution Specialist – lançada nesse ano de 2014, a Solution Specialist parece ser a mais complicada das três certificações disponíveis, por transitar por todas as áreas do Magento. Se inicialmente a ideia era que era última certificação seria focada apenas na gestão da loja, o pessoal da Magento Inc optou por fazer uma prova abrangente, indo da escolha do ambiente para a nova loja, definição dos recursos, implantação e gestão, cobrando conhecimentos inclusive na comparação das versões Community e Enterprise.

Independente de sua área de conhecimento e da sua aceitação ou não da importância de uma certificação, lembre-se que a outra saída para uma certificação é a construção de uma carreira sólida, que mostre que você é um profissional diferenciado. Pensando dessa forma, talvez a prova da certificação seja um caminho muito mais curto. Se você conseguir somar as duas, melhor ainda, o Brasil precisa de bons profissionais, em todos os sentidos.

Carreiras no Magento
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)