Redes Sociais - imagem: Hiya Images

A resposta para o título desse post é: quase sempre não! Se você faz uma publicidade no Facebook ou constroi sua fanpage pensando exclusivamente em vendas, lamento informar, mas você ficará bastante desapontado. As chances de você atrair vendas pela rede social é bem é pequena.

Então, por que vale a pena fazer publicidade em sites como o Facebook? Por uma razão bem simples: nas redes sociais, você não irá atrás das pessoas que estão prontas para comprar, mas sim daquelas que têm um grande potencial de comprarem seus produtos em um futuro possível. Portanto, se você ainda não tem uma base de fãs ou não tem um público bem definido, não há o que esperar das redes sociais.

Tendo isso em mente, você pode construir uma estratégia de médio e longo prazo. Já falei algumas vezes aqui no blog sobre a função de uma rede: unir as pessoas, permitir que elas interajam e se relacionem. Se você está navegando no Facebook, você não tem um comportamento similar a quem está procurando um produto. Uma comparação grosseira é como se você estivesse sentado na praça da cidade, conversando com seus amigos, fofocando, falando mal da vida alheia.

De repente, passa um carro de som, anunciando as ofertas de uma loja. Dificilmente, você sairá dali para ir na loja comprar, especialmente se a promoção não tiver nada a ver com você ou for de algo que não te interessa. Porém, se a promoção for boa, de um produto que te interessa e que você está querendo, há grandes chances de você ir até a loja e fazer uma compra. Da mesma forma, se passar um camelô vendendo alguns itens e que portanto, você possa comprar sem sair da praça, há grandes chances de acontecer uma venda.

Depois dessas comparações esdrúxulas, vamos ao comentário técnico, 😀

  • Você não atrairá todos os que estão na praça (o Facebook) para a sua loja virtual. Mesmo que a distância seja um clique, é preciso um esforço maior para fazer a pessoa visitar a loja virtual e efetuar uma compra.
  • Se você abrir uma loja virtual no próprio Facebook, será como o vendendor ambulante na praça. Você poderá vender, mas nunca terá grandes vendas. Até pode existir um camelô que arrebente de vender, mas ele será a exceção.
  • É preciso construir uma rede de fãs, pessoas que estejam interessadas em seus produtos e que possam receber seu conteúdo. Essa construção é demorada, mas uma vez bem feita, tende a ser perene e trazer ótimos resultados.
  • Essa rede de fãs não está interessada no seu produto e sim em como seu produto pode ser usado, quais seus diferenciais, que valores ele agrega e o que pode fazer para melhorar a vida do consumidor. Portanto, não fique postando produtos e promoções o dia todo, pois sua fanpage terá cada vez menos qualidade.
  • Depois que esse relacionamento for cosntruído, aí sim, há chances de você impactar esse cliente, através do próprio Facebook ou outras formas de anúncios, como o próprio Google Adwords.

Lembre-se das redes sociais como um almoço de domingo. Você está lá para falar de coisas agradáveis e passar um bom tempo. Nada pior do que o cunhado chato que só quer vender seus produtos, como uma oportunidade imperdível para os parentes.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

1 Comment

Éden Lopes · 12/11/2017 at 08:45

Ótimo

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