Magento Lesson 1 - imagem: patrick-mckinley.com

Desde o começo de 2009, quando foi lançada a versão Enterprise do Magento, a empresa deu asas a um programa de certificação de empresas parceiras, o Magento Certified Partner. Como eu expliquei no ano passado, o programa divide as empresas em categorias, como Solution e Industry – a categoria Hosting foi descontinuada não está sendo exibida no site provisoriamente – e certifica, conforme algumas regras, as empresas que estão aptas a trabalhar com o software.

Isso não quer dizer que apenas empresas certificadas podem trabalhar com o Magento, já que a versão Community é opensource e aberta a todos, mas em um mercado onde há muito espaço para aventureiros e empresas que se metem a trabalhar com aquilo que não sabem, ter o status de Certified é um grande diferencial. Além de um valor monetário, cobrado anualmente das empresas, há uma série de requisitos como manter um nível de vendas anuais, ter profissionais certificados em sua equipe e contribuir para o crescimento do software como um todo.

Os Magento Certified Partners – ou Parceiros Certificados Magento – são empresas que decidem aderir a um programa de certificação e com isso passam a ser reconhecidas pela Magento Inc – a empresa desenvolvedora do Magento Commerce – como capacitadas a oferecer soluções completas. Essas empresas dividem-se em Bronze, Silver e Gold (além de uma categoria especial chamada Platinum) e conforme a categoria podem desenvolver projetos com a versão Enterprise.

Na página de apresentação do programa, há um documento, que o explica em detalhes. Há alguns parágrafos interessantes, que transcrevo de forma livre a seguir, mostrando que ainda que seja um Partner, é necessário verificar sua forma de trabalho e o quanto ele está preparado para atender ao seu projeto em especial:

Uma grande loja online envolve a promessa de reforçar a sua marca, construir uma base de clientes e aumentar sua receita. Quando você estiver lançando sua primeira loja virtual ou reformulando sua loja atual, você precisa de conselhos de especialistas, que podem auxiliá-lo a buscar a melhor forma de realizar um projeto. Implementar um site incrível envolve muitos aspectos. É preciso criatividade, conhecimentos em e-commerce e experiência em desenvolvimento.

Há muitas companhias no mundo todo que oferecem serviços de implantação e design em Magento. Para garantir que você trabalhará com um Magento Certified Partner autorizado sempre busque por um parceiro no site para confirmar o seu status de parceiro oficial. Os Magento Solution Partners têm o suporte da equipe técnica e de vendas da Magento, com acesso a serviços como o Magento Expert Consulting Group, um grupo de especialistas em Magento.

A Magento Inc. faz o melhor para qualificar, treinar e dar suporte aos Solution Partners, na busca por garantir implementações com sucesso. Muitos de nossos parceiros contratam treinamentos para seus desenvolvedores e nós já solicitamos que todos os nossos parceiros Gold e Silver tenham desenvolvedores certificados em suas equipes.

De qualquer forma, ainda que tenhamos colocado os requisitos mínimos de treinamento para todas as empresas parceiras, nós recomendamos que quando você for escolher um Partner, pergunte a ele quantos profissionais em seus times são certificados ou ao menos tenham participado de treinamentos em Magento.

Só relembrando, hoje no Brasil são 10 Magento Certified Partners, sendo nove na categoria Solution e um na categoria Industry, o iPAGARE. Os nove Solution Partners são: Indexa e RedFeet (ambos como Silver Partner) e Biostore, Signativa, FXPLabs, Bis2Bis, VirtualBiz, Intercase e Profit-e, todas como Bronze. Ainda há espaço para mais, vamos ver como o mercado se movimenta nos próximos meses.

Quem são as Magento Certified Partners?
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)
  • http://www.ipagare.com.br Flávio Maciel

    André, obrigado pela menção.

    Tenho orgulho ainda de afirmar que boa parte dos Solution Partners Magento do Brasil também são parceiros oficiais do iPAGARE, o que mostra que o mercado está trabalhando e crescendo junto.

    O mercado de Magento está crescendo de acelerada e o ingresso de novos Partners será totalmente natural.

    Abs!

  • http://www.bullmarketing.com.br Eduardo Arsani

    Estamos brigando para uma certificação, certeza que conseguiremos!