Carreira para profissionais em Magento Commerce - imagem: rasempreendimentos.comDesde o final do ano passado, eu tenho apresentado uma palestra chamada “Primeiros Passos no Magento Commerce”. Ela começou com uma ideia de mostrar para estudantes e profissionais de TI que o Magento existe e é um excelente suporte para lojas virtuais, permitindo que o e-commerce seja baseado em um software opensource, de qualidade, confiável e robusto. Desde então, ela evoluiu para uma palestra um pouco mais ampla, em que eu sigo apresentando o software, mas foco em mostrar que se pode basear uma carreira profissional em Magento Commerce.

Para aqueles que não tiverem a oportunidade de participar – e infelizmente, essa nova versão da palestra ainda não está no Youtube -, resolvi montar esse artigo, mostrando mais ou menos o que eu apresento na palestra no que se refere à carreira em Magento.

A primeira grande constatação é que o Brasil tem um déficit muito grande de profissionais competentes em Magento. Não se aprende a mexer no software ou desenvolver lojas em poucos dias e seguidamente vejo profissionais vendendo serviços em Magento sem nunca ter instalado sequer uma loja. O resultado disso é pouca oferta para muita demanda, lojas desenvolvidas sem qualquer cuidado e com alto potencial de falhas. Se você já sabe que não aprende Magento em poucos dias – e não cai na ilusão de que “os outros é que não foram capazes de aprender – comece a se preparar já para poder brigar pelos empregos que serão gerados no ano que vem.

Não há documentação confiável em português. Existem poucos fóruns e até agora nenhum dos profissionais reconhecidos escreveu um livro. Quem chegou mais perto de reunir uma documentação de qualidade foi o Mario SAM, da Escola Magento, mas apenas com aquele conteúdo, você não se torna um profissional de qualidade, pois ele nunca teve a pretensão de esgotar o conteúdo. Então, coloque seu inglês pra funcionar e comece a buscar a documentação oficial do Magento e o conhecimento acumulado nos fóruns oficiais.

Depois de uma longa caminhada, você será um profissional Magento, apto a trabalhar com o desenvolvimento de lojas virtuais. Mas esse é apenas o ponto de partida: ainda esse ano, a Magento Inc. vai colocar no ar as certificações oficiais, divididas em três carreiras – Business, Developer e Designer. Todas as sinalizações até o momento indicam que não será fácil conseguir o grau de Profissional Certificado Magento. Pra ser um deles, você precisará participar de cursos, nos Estados Unidos ou na Europa, com um a cinco dias de duração, a preços nada convidativos. Depois disso, você ainda terá que se submeter a uma prova, onde dominar o software será o mínimo necessário.

Então, vamos raciocinar:

  1. o comércio eletrônico está crescendo e não dá a menor pista de que deixará de crescer assustadoramente nos próximos anos
  2. se ele está crescendo, vai demandar profissionais, já que uma loja precisará de uma boa estrutura de TI e pessoas para analisar e gerenciar o negócio
  3. o Magento é a melhor plataforma de comércio eletrônico da atualidade e com a aquisição pelo eBay deve manter esse posto ou no mínimo estar entre os três grandes players
  4. um profissional Magento não fica “bom” com menos de um ano de experiência e para ser certificado precisará passar por cursos e seleções de alto nível
  5. alguma dúvida de que esse profissional será muito requisitado e disputado pelas empresas? E eu nem falei que em breve, as Empresas Certificadas Magento – hoje são quatro no Brasil e esse número tem potencial pra ser multiplicado por 10 – precisarão ter pelo menos dois Profissionais Certificados Magento em seus quadros. É só fazer as contas!

Se você quiser, dê uma passada na minha conta no Slide Share e confira os slides da palestra “Primeiros Passos no Magento Commerce”, em sua versão estendida.

Por que vale a pensa basear sua carreira em Magento Commerce?
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)
  • Moisés Junior

    André,
    muito boa sua matéria, comecei no magento agora e já estou maravilhado.

  • http://www.andregugliotti.com.br André Gugliotti

    @Moisés
    Obrigado pelos comentários e espero que você possa tb basear sua carreira em Magento Commerce, com muito sucesso!

  • Pingback: Posts sobre Profissionais em Magento | eCommerce com Magento()