O blog da Inchoo traz sempre coisas novas e interessantes. Eu gostava muito da série “The Inchooers” – uma das tirinhas está em meu livro “Lojas Virtuais com Magento“, que será lançado em maio – e torço pela volta da série. Para escrever esse artigo, baseie-me neste post original em inglês, disponível em “Top 10 reasons to choose Magento“.

Vencedores - imagem: Kristian Sekulic/The Agency CollectionO Magento é  controverso e polêmico. Há quem ame e quem odeie, quem ache fácil e quem passe meses estudando sem conseguir sair do lugar. O Magento não é perfeito, mas ele ainda é a melhor solução open source para lojas virtuais. O Branko Ajzele, CTO da Inchoo, elencou 10 razões para escolher o Magento como sua próxima plataforma de lojas virtuais:

  1. Amigável ao SEO logo ao se tirar da caixa – URL’s amigáveis aos mecanismos de busca, Sitemap, Meta Informations nos produtos, categorias, páginas de conteúdo. O Magento já traz diversas funções para fazer com que as páginas de sua loja virtual sejam amigas do Google
  2. Suporte à internacionalização – o Magento dá suporte nativo a múltiplos idiomas, diferentes moedas e taxas e impostos (e olhe que há muitos softwares na web que ainda não tem isso). Tem suporte para caracteres acentuados e texto escrito da direita para a esquerda. Algumas configurações estão preparadas para serem habilitadas apenas para certos países e ainda há a validação para registros VAT na Europa e notifcação de utilização de cookies para os países europeus
  3. Um número enorme de funcionalidades nativas relacionadas ao comércio eletrônico – mais do que qualquer outra solução concorrente baseada em PHP/Open source, o Magento traz suporte a inúmeras características como múltiplos sites e múltiplas lojas.
  4. Arquitetura extremamente modular – que permite customizações profundas tanto no frontend (templates e layouts), como no backend (events, observers, rewrites, grids, etc)
  5. Magento’s Expert Consulting Group – serviço pago, mas muito importante, inclui treinamentos oficiais e o programa de certificação oficial, com treinamento para profissionais, desenvolvedores e lojistas, que pode ser utilizado por empresas ao redor do mundo
  6. Segurança – o Magento tem a segurança como um de seus pilares, como uma prioridade número um. A edição Enterprise traz ainda o Secure Payment Bridge, que dá suporte ao PCI Data Security Standard (PCI PA-DSS)
  7. Magento Connect – com uma série de módulos e aplicações para ser baixadas e utilizadas
  8. Acesso ao código – open source, baseado em PHP, com o código disponível para você brincar com ele (e até construir um novo Magento se quiser)
  9. API e Webservices – com suporte para o SOAP v1 e v2, além do XMLRPC, REST
  10. E o último ponto e que eu concordo plenamente com o Branko – porque o Magento é demais!

E você, o que tem a dizer sobre seus motivos para escolher o Magento como sua plataforma de lojas virtuais? Comentários abertos!

10 razões para escolher o Magento
1 voto, 4.00 média (82% pontuação)