Como Elaborar um Plano de Negócio - imagem: Sebrae-MG/divulgaçãoO plano de negócios é uma das etapas mais complicadas e chatas quando se quer abrir uma empresa ou começar um novo negócio. A maior parte das pessoas que eu conheço ou dou consultoria (e vou me incluir entre essas pessoas, lembra do “casa de ferreiro, espeto de pau”), faz o possível pra não ter que passar por essa parte e ir direto para as operações. Porém, não há outro jeito, é preciso parar e pensar antes de se iniciar a empresa, antes de se dar os primeiros passos na estruturação do negócio, pois é muito mais interessante investir tempo e dinheiro na elaboração do negócio do que partir direto para a operação e perder muito mais tempo e muito mais dinheiro, colocando sua saúde, seu patrimônio e sua família em risco.

Já que o plano de negócios é essencial, uma boa saída é encontrar um software que possa lhe ajudar na confecção do documento. Tempos atrás, eu cheguei a utilizar o Make Money, desenvolvido pela equipe do Fernando Dolabela (o autor de O Segredo de Luíza e especialista em empreendedorismo) e lembro dele ser bem completo. Você pode testar uma versão de avaliação e depois fazer a compra da licença (que inclui cursos online e conteúdo exclusivo da Academia Starta).

Porém, se você realmente estiver com a grana curta, uma ótima solução é o software “Como elaborar um plano de negócio”, distribuído pelo Sebrae MG. Eu usei esse software para estruturar o plano de negócios da Gugliotti Consulting e posso dizer que ele me atendeu muito bem. O software é gratuito e conta com um roteiro para a confecção do seu plano, inclusive com dicas a cada passo, de como seria um bom texto ou um bom preenchimento.

Além disso, o programa é bem criterioso: você precisa passar por todas as etapas para ter o “ok” em seu plano e deixar todos os itens verdes. Senão, ele vai dizer que estão faltando etapas a serem cumpridas. Mas ele não verifica se seus dados são coerentes ou verdadeiros. Se você fizer análises malfeitas, seu plano de negócios vai continuar sendo um plano de negócios ruim, cuidado.

Você pode baixar o software “Como elaborar seu plano de negócios” no próprio site do Sebrae MG. Na mesma página também um guia, em formato de PDF. Lembre-se: o tempo que você perde elaborando o plano de negócios certamente vai se pagar durante a vida de sua empresa.

Share Button
Software para elaboração de planos de negócios, pelo Sebrae
2 votos, 5.00 média (98% pontuação)