O Segredo de Luísa, por Fernando Dolabela - imagem: DivulgaçãoSe há um livro sobre empreendedorismo que você não pode deixar de ler, esse livro é “O Segredo de Luísa”, de Fernando Dolabela. Eu sou suspeito para falar porque li quase todos os livros do professor mineiro, mas a história de Luísa e sua busca por empreender realmente valem a pena!

É impressionante como uma história – sim, uma história, já que o empreendedorismo é contado a partir das dificuldades e dúvidas que a jovem Luísa, uma estudante de Odontologia, enfrenta – pode ser fascinante e ao mesmo tempo didática. Fernando Dolabela apresenta ao leitor o passo-a-passo para abrir uma empresa, mostrando as características empreendedoras, as dúvidas comuns na hora de se decidir por uma carreira, as etapas para se montar um plano de negócios e os passos que devem ser dados para se ter sucesso como empreendedor.

Sem contar a história e estragar a alegria do leitor, Luísa é uma jovem estudante que esta em dúvida entre a carreira de dentista e o desafio de abrir uma fábrica de goiabadas, baseadas nas receitas de sua avó. A família quer que ela volte pra Ponte Nova e abra seu consultório, além de que se case com seu noivo, mas Luísa tem outros planos e se lança em uma luta para aprender a empreender e construir a sua vida. E no meio de tudo isso, Luísa ainda tem um segredo: onde ela se esconde em suas escapadas constantes, pelas ruas de Belo Horizonte?

Um recurso muito interessante que o autor usa (o livro foi escrito em 1999) são os hiperlinks: ao longo do texto, há vários quadros com explicações sobre o que está sendo aprendido pela jovem protagonista, como os mitos sobre os empreendedores, a arte da negociação e as entrevistas para conhecimento da clientela. As ferramentas que Luísa usa também estão no livro, servindo como fonte de consulta para os futuros empreendedores.

Não só o livro, mas o método adotado por Dolabela é muito interessante: há uma série de atores com papéis bem definidos que trabalham para ajudar o empreendedor em sua missão, como o padrinho, que não é um financiador, mas um empreendedor experiente que pode passar seus conceitos, sua visão e seu aprendizado, ajudando na validação da ideia e na correção de potenciais problemas, e o consultor, que auxilia na elaboração do plano de negócios (mas não faz o plano, pois isso é missão do empreendedor). Novamente, se você ainda não leu, coloque o livro em sua lista de “quero ler” e leia! Sua empresa agradece.

O Segredo de Luísa
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)