Marketplace é um assunto que abordei algumas vezes aqui no blog, sob a ótica de construir um marketplace. Nesse tutorial, falo sobre como vender em marketplaces, ou seja, colocar os produtos de sua loja virtual em lojas virtuais de terceiros, passando a vende-los também em outras lojas.

Xadrez - imagem: Gregor Schuster/Photographers Choice

Existem duas estratégias interessantes para serem usadas ao se trabalhar com um marketplace que normalmente não passsam pela mente dos lojistas. É verdade que a principal estratégia deve ser atrair novos clientes, fazendo com que eles tenham uma experiência de compra em sua empresa e convidando-os a repetir essa experiência dentro de sua loja virtual. Entretanto, não se esgota aí.

6) Estratégias diferenciadas

Em vários momentos de sua empresa, será preciso lançar novos produtos. Não dá para lançá-los sem testá-los e conforme o porte de sua loja, o número de visitantes pode ser pequeno para produzir resultados práticos no tempo desejado. A saida é lançar esse produto em um marketplace onde seja possível encontrar o público-alvo desejado e em quantidade suficiente.

Dessa forma, você pode comprar uma pequena quantidade – ou combinar uma consignação com seu fornecedor, depende do acordo que você tiver com ele – e colocar esse produto à venda apenas no marketplace. Ali você poderá testar preços e a recepção ao produto, de modo a embasar a decisão sobre colocar o produto definitivamente em catálogo e comprar uma quantidade maior. Outra vantagem é testar em um ambiente diferente de sua loja, com um público que ainda não é seu cliente, de modo a evitar arranhões na marca caso as coisas saiam errado.

Outra situação interessante para se fazer uso de um marketplace é quando você precisa desovar o estoque. Passou a temporada e a moda ficou pra trás? Sem problemas, você pode retirar o produto de sua loja virtual e colocá-lo no marketplace com um super desconto. Basta fazer as contas para garantir que você consiga recuperar ao menos o valor investido mais a comissão a ser paga para o marketplace.

Concluindo esse tutorial, quero apenas lembrar que vender nos marketplaces é bastante viável se você tiver planejamento. Não saia querendo vender em todos os marketplaces e “de qualquer jeito”, ou você simplesmente vai perder tempo e dinheiro.

Trabalhando com marketplaces – parte 4/4
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)