Com essa onda de que “o comércio eletrônico está crescendo sem parar e que todas as empresas estão entrando na internet”, você ainda não tem sua loja virtual? Está esperando o quê? Pelo que vemos por aí parece ser tão fácil abrir uma loja na internet e comecer a vender e ganhar dinheiro, você não concorda?

Pois não é! Iniciar uma loja virtual não é simplesmente arrumar um site e colocar seus produtos pra vender. Existe o fator sorte mas contar apenas com a sorte não é uma coisa muito saudável em um mundo de concorrência predatória e voraz. Se você quer montar sua loja virtual, quer levar sua empresa para a internet, pare e pense. Leia esse post até o final, use o conteúdo como base para o seu planejamento e perca um mês, três ou seis meses talvez antes de iniciar as operações mas faça a coisa certa. Você até pode errar, mas os riscos serão bem menores e os traumas certamente serão superáveis.

Planejando antes de montar uma loja virtual - imagem: oficinadamoda.com.brAntes de partir pro desenvolvimento de sua loja, você precisa planejar, pensar em quem é o seu mercado e no que você tem atualmente. Vamos às perguntas:

  1. qual é o seu mercado? Você já conhece o seu mercado, sabe quem são seus clientes, quem comprará os seus produtos e o que eles querem? Não pense apenas na situação atual quando responder à essa pergunta pois seus clientes agora estão em todo o Brasil e têm muitas diferenças entre eles
  2. quais são seus produtos? O que você vende? Como seus produtos são organizados e quais as suas características?
  3. é possível organizar seus produtos em grupos ou temas? Vender um produto sozinho na internet é mais difícil do que vender um grupo ou pacote de produtos, com maior valor agregado para o cliente e para o lojista. Quais são esses temas?
  4. quais são os meios de pagamento e envio que você deverá oferecer aos seus clientes? Eles têm segurança em comprar usando cartão de crédito ou ainda fazem parte do público “desconfiado”? Eles precisam de entregas rápidas e imediatas ou podem esperar 10 dias antes de ter o seu produto?
  5. agora olhe para os seus concorrentes: quem são, o que estão fazendo, como são suas lojas? Perca tempo olhando e anotando cada detalhe, cada elemento que pode ser usado a seu favor ou contra o seu empreendimento
  6. com tudo isso em mente, chegou a hora de usar a velha matriz SWOT: faça um quadro com suas forças e suas fraquezas, as oportunidades e ameaças do mercado. Ela será fundamental para o próximo passo!
  7. por último, nessa fase de planejamento: em que ponto você está? Qual é o seu real preparo para investir e operar uma loja virtual e como o dinheiro que você colocará no começo da operação poderá retornar? Qual são as reais possibilidades da sua loja em um cenário real e um cenário otimista?

A partir dessa análise você saberá que rumo tomar e como escolher seu modelo de loja virtual entre esses três: Mercado Livre, Loja Alugada ou Loja Própria. E você, quais os conselhos que você acha que deveriam estar nessa lista e não estão? Use os comentários à vontade.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

2 Comments

Felipe Cavalcanti · 08/03/2012 at 19:06

Posso considerar André que todas estas questões são como um código de primeiros passos para a sobrevivência dos esforços que teremos de exercer na construção desse negócio. Como estou no início as levarei em consideração com efetividade e determinação. Muito obrigado e Parabéns por seu trabalho!

Diego Lima · 13/09/2012 at 15:54

Eu comecei a 3 meses utilizando uma loja alugada e a cada dia descubro que ela muito limitada, agora estou apanhando muito para mudar para uma loja própria.

Deixe uma resposta