Apesar de ser diferente, esse post foi inspirado em 37 Point Magento Pre-Launch Checklist. Nesse post, vou focar nos pontos mais óbvios, mas se quiser estender sua lista com os pontos que o Tom Robertshaw apresentou em 2010, vá em frente.

Você sabe porque lojas Magento dão tanto problema?  Se fossemos fazer um post sobre “por que sua loja Magento dá problemas”, creio que ele seria do tamanho de um volume das antigas enciclopédias. Não é só uma a causa de todos os problemas no Magento mas várias, de todos os tipos. Se eu tivesse que escolher um, sei qual seria o meu favorito: a falta de metodologias ao desenvolver lojas virtuais.

Lançando sua loja virtual - imagem: Andrew Rich/VettaConfesso que o dito “casa de ferreiro, espeto de pau” vale para a Gugliotti Consulting. Muitas vezes, eu mesmo confio demais na minha cabeça e não formalizo as coisas que faço. Ou deixo os sistemas de gestão (como o Pipedrive ou o Teambox) de lado, esqueço os formulários de acompanhamento e executo as tarefas sem registrar. Isso tudo pode não ter impacto direto no momento, mas pode fazer a diferença em um futuro não tão distante. Infelizmente, na maioria das empresas Brasil afora, as lojas virtuais são instaladas e entregues sem que nenhum documento seja preenchido, nem nenhum método de verificação do serviço seja executado.

Quais as consequências disso? Semanas depois que a loja está no ar, os problemas começam a aparecer: scripts que não funcionam, páginas que não são exibidas corretamente em um dos ou nenhum dos navegadores, meios de pagamento que não confirmam suas operações, pedidos que somem e por aí vai. O Magento é grande e não é possível garantir que 100% da loja virtual estará em perfeito funcionamento e que atenderá a todos os navegadores em todas as situações. Porém, com método e um pouco de atenção, certamente você consegue garantir que mais de 90% das situações estejam cobertas. E os 10%? Bom, os 10% aparecerão dentro de um período curto e poderão ser tratados sem grandes transtornos.

Vamos aos pontos a avaliar antes de colocar uma nova loja Magento em produção:

  1. Ligou e refez os caches?
  2. Refez os índices?
  3. Verifique se o favicon foi alterado – nada mais triste do que ver uma loja bonita e bem feita, com bons produtos e aquele favicon do Magento lá no alto.
  4. Verifique se o código do Google Analytics foi inserido e se ele está recebendo os dados corretamente.
  5. O título da página e o texto do logotipo estão corretos? É muito interessante ver o logotipo da loja e ao passar o mouse ler “Magento Commerce”.
  6. As meta tags estão corretas?
  7. O CSS e o JS foram combinados em dois arquivos? Já verificou se isso não quebrou nenhum comportamento de JavaScript?
  8. As informações de copyright estão corretas? Os dados de contato da loja foram informados?
  9. Todos os links dos menus estão apontando corretamente? Não ficou nenhum “#” ou “about-magento-demo-store” esquecido por aí?
  10. Verifique a navegação no menu de departamentos e categorias – especialmente se seu tema tiver blocos feitos pelo painel, pois é comum alterar as categorias, na edição de categorias, e esquecer de atualizar os menus (quando não são atualizados dinamicamente).
  11. A página de erro 404 está em português?
  12. Placeholders – aquele logotipo do Magento que é exibido quando um produto não tem uma foto ou imagem, e que deve ser trocada.
  13. Se houver, o certificado SSL está funcionando corretamente? O cadeado aparece fechado e sem erros nos diferentes navegadores?
  14. Os módulos adquiridos de diversos desenvolvedores e colocados junto em sua loja estão realmente funcionando em harmonia?
  15. Faça um cadastro de cliente – tudo funciona corretamente?
  16. Calcule o frete para três endereços diferentes – tudo funciona corretamente?
  17. Faça várias compras de teste – uma para cada meio de pagamento configurado.
  18. Faça um cadastro de cliente pelo checkout – tudo funciona corretamente?
  19. O cron está funcionando corretamente?
  20. Você criou o Sitemap para o Google?
  21. Colocou o robots.txt na raiz do site?

Tem outras dicas? Utilize os comentários! Você também pode fazer o download de uma planilha para check list de lojas Magento que disponibilizamos no site da Gugliotti Consulting. É só visitar nosso repositório de arquivos e fazer o download.

Checklist para colocar uma loja Magento no ar
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)