No mês de fevereiro, a AheadWorks (uma das maiores, senão a maior, desenvolvedora de módulos para Magento) divulgou em seu blog uma pesquisa onde buscou identificar a plataforma utilizada pelas maiores lojas virtuais do mundo. Segundo a Ahead, tomou-se como amostra 1 milhão de sites tendo como base o Alexa e analisando quais são lojas virtuais e que plataforma usam.

O resultado já era esperado: o Magento é o mecanismo de loja virtual mais utilizado no mundo. O que talvez não se esperasse é que ele respondesse por mais de um quarto do total de lojas virtuais. Após 4 anos de um crescimento meteórico, o Magento tem mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ZenCart.

gráfico comparativo entre lojas virtuais - imagem: aheadworks.com

A versão Community sozinha responde por 24,8%, mas todas as versões do Magento somadas – Community, a extinta Professional, a Enterprise e a nova versão SaaS Go – respondem por 29,2% e devem continuar crescendo. É interessante notar também a ainda maciça presença do OsCommerce – o software que dominava o e-commerce antes do Magento e que hoje está condenado ao esquecimento -, além da utilização do WP-Commerce, módulo de comércio eletrônico para o popular WordPress.

No artigo original no blog da AheadWorks, já se questiona a ausência de algumas plataformas. A explicação, dada por um dos membros da equipe, é que eles ainda estão trabalhando no método e que novas plataformas devem ser incluídas na próxima edição da pesquisa. Plataformas pouco expressivas ou exclusivas, desenvolvidas sob medida, não devem ser contempladas. De qualquer forma, isso não tira a validade da pesquisa, pois o cenário dificilmente seria alterado.

E você, concorda que o Magento é a melhor plataforma de e-commerce? Se não concorda, qual é a plataforma que você usa e por que ela deveria ser a líder de mercado?

Magento detém 25% do mercado de lojas virtuais, segundo AheadWorks
4 votos, 4.00 média (81% pontuação)
  • http://sitesseguros.com.br Luiz

    Bom dia André,

    Muito bom esse artigo, pra mim o magento é a melhor plataforma de e-commerce do mundo, uso tbm o virtuemart acho ele bom, agora estou querendo usar opencart parece ser bom, já oscommerce não gostei muito limitado.

    Abraços

  • http://www.visentin.com.br Carlos Eduardo

    O que acha(m) do Tomato?