esse post foi escrito especialmente para o blog por um autor convidadoEsse post é de autoria de Rainer e Francine Krüger, escrito especialmente para o Blog do André Gugliotti. Visite também a página da Maguis

Pensando nas gerações futuras e como serão formados os profissionais de informática, acreditamos na informática na educação de base.

O objetivo da  informática educativa é tornar o computador mais um recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento (Wikipedia, 2010).

Pandorga Linux - imagem: divulgaçãoÉ imprescindível estarmos atentos para o real papel da informática na escola e sua importância como ferramenta de aprendizagem, que deve além de inserir o aluno em um novo modelo de aprendizagem,  deve também oferecer ao professor subsídios para desenvolver sua aula de maneira atraente e interativa.
Preocupar-se com a infraestrutura dos laboratórios é importante, mas é fundamental escolher softwares educativos e verdadeiramente pedagógicos como os encontrados na distro educacional Pandorga GNU/Linux.

O software educacional deve prever as modalidades de interação aluno-computador e professor-computador-aluno, sendo capaz de alcançar os objetivos educacionais a que se propõe, garantindo além de aprendizagem, o interesse e motivação do aluno.

Para ser educativo um software deve possibilitar ao aluno experiências dinâmicas decorrentes da construção de estruturas do conhecimento, assim o conhecimento será agregado aos esquemas mentais que irão ser ativados perante uma situação desafiadora e problematizadora.
Devemos deixar claro que informática na educação não é somente acessar a internet, muito menos ensinar as crianças a simplesmente utilizar o computador. Ela é uma interface de interação com todo o potencial que esta maquina pode desenvolver.

Informática na Educação
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)