Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - imagem: DivulgaçãoJá havia lido esse livro uns três anos atrás, mas peguei para relê-lo no começo desse ano. Antes que me perguntem o que um livro de finanças tem a ver com lojas virtuais, eu respondo tudo. Lojas virtuais – e empresas em geral – só poderão realmente prosperar quando as pessoas souberem cuidar de seu dinheiro. Infelizmente, o comportamento recorrente por aqui é “primeiro gastar, depois economizar”. Nesse ponto, o livro de Gustavo Cerbasi, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” é bem interessante.

É uma leitura rápida, leve, que pode ser tranquilamente compreendida, já que os exemplos são básicos, acessíveis a todos. O especialista começa apresentando os tipos de pessoas e seus perfis financeiros. Com eles, você pode se identificar e identificar o perfil de seu parceiro ou parceira, sabendo o que os espera pela frente. Normalmente, impera a máxima de “onde há amor há tudo”, mas esquece-se que sem dinheiro, as coisas serão muito mais difíceis.

Depois disso, o autor segue pela caminho comum e as fases da vida a dois: a importância do planejamento ao longo da vida, como organizar as finanças quando se namora, quando começa um noivado, no casamento e o fim da vida. Em todas essas etapas, investimentos é a palavra comum. Como se deseja sempre gastar ontem, sem pensar no amanhã, não se vê a importância de separar uma parte do orçamento e destiná-la a aplicações que rendam juros melhores – mas que exijam maior comprometimento de tempo e estudo sobre como aproveitá-las.

Nessa linha, outra boa lição que o livro passa a respeito da qualidade dos investimentos é o que se deixará para os herdeiros. A cultura do brasileiro – e concordo com o autor, isso não é necessariamente ruim – é que imóveis são o mais importante na vida de uma pessoa. Mas muitas vezes, gasta-se muito dinheiro para manter passivos que só fazem o bolo diminuir e a intenção é deixar esse pesado passivo para os filhos. Se ao invés de imóveis, os pais deixassem investimentos para os filhos, provavelmente o retorno seria muito melhor.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)