Você já parou para pensar na quantidade de problemas que nos rodeia? Dá quase pra afirmar que vivemos para resolver problemas, seja as pequenas escolhas do dia-a-dia – que não parecem, mas são problemas a resolver conforme sua experiência anterior, que roupa usar, vai fazer frio, vai fazer calor, quanto de dinheiro é preciso ter na carteira e assim por diante – seja os verdadeiros problemas – como vender mais, como fazer a empresa crescer, como criar os filhos, como melhorar de vida.

A questão aqui é que precisamos priorizar os problemas. Não dá pra resolver tudo e muitos deles nem precisam ser resolvidos, pois são problemas menores que nunca nos afetarão, ainda que nos preocupamos constantemente com eles. Sem entrar na esfera pessoal, como você vê os problemas de sua empresa ou loja virtual?

  • Você atende os clientes sempre da mesma forma, sempre de maneira igual?
  • Você mantém estoques de todos os seus produtos? Todos eles têm a mesma quantidade? Quando acaba, você repõe todos eles na mesma velocidade?
  • Você tem problemas com suas entregas ou com a logística dos pedidos?

Resolvendo problemas - imagem: Hero Images

O Diagrama de Pareto ilustra bem essa questão: em uma série de fatores, 20% são os que merecem mais atenção enquanto os outros 80% podem ser contornados. Segundo Pareto, apenas 20% de todos os nossos problemas são os que realmente precisam ser resolvidos pois impactam em 80% da empresa.

Um exemplo dessa lógica é que 20% dos clientes respondem por 80% do faturamento de uma empresa assim como 80% dos problemas vem de 20% dos clientes. Um pouco difícil de ver em números, mas se você começar a investigar em sua empresa, perceberá que de fato, 80% dos problemas vem de um mesmo lugar.

A ideia central é: quando você resolve os problemas de sua empresa, você avalia seu real grau de importância? Sair resolvendo todos sem priorizá-los e sem avaliar quais realmente são importantes e precisam ser resolvidos antes é o primeiro passo para ficar andando em círculos e nunca conseguir atingir a real causa. Avalie seus problemas, procure entender porque eles estão acontecendo e pense no 80/20. Certamente, as coisas começarão a andar melhor.

Prestando atenção no que realmente importa
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)