A gestão de pedidos em sua loja virtual é o tema dessa série de quatro artigos em mais um tutorial sobre gestão de lojas. Para ler outros artigos, faça uma pesquisa por vendas, aqui no blog.

Uma vez confirmado o pagamento, é hora de separar os produtos e enviá-los para seu cliente. Essa é outra etapa que requer bastante atenção para que você não envie produtos errados, com problemas, trocados, etc. Muitas vezes, na pressa de querer atender o cliente, essa etapa é feita com pouco cuidado e os prejuízos aparecem depois.

Se sua loja é pequena e você mesmo prepara os pedidos, não descuide da organização e siga os procedimentos, por mais que você faça isso todos os dias. Se você já tem funcionários, reforce para eles a importância de fazer as coisas bem feitas e dê o exemplo. Qualidade total nunca é demais!

Gestão de estoques em lojas virtuais - imagem: Hero Images

5) Enviando o pedido

Na hora de separar o pedido, tenha um documento claro em mãos (seja impresso, seja no tablet), em que você saiba exatamente quais itens fazem parte daquele pedido – códigos, quantidades, especificações, cores, etc. Tenha muito cuidado caso você se baseie apenas nos códigos, já que isso pode induzi-lo a um erro em um momento de distração. Se possível, adote a revisão do pedido por outra pessoa – uma pessoa separa os produtos, outra confere e embala.

Se você não tem um almoxarifado limpo e organizado, prepare-se para ao menos passar um espanador nas caixas ou produtos antes de embalá-los. Tenha um espaço próprio para isso, com tudo que você precisa: caixas, plástico-bolha, fitas, adesivos; dessa forma, basta chegar com os produtos sobre a bancada e rapidamente embalá-los. A etiqueta pode já estar impressa junto com os dados do pedido, de modo a apenas fixá-la na caixa.

Com o pedido embalado e pronto para envio, basta aguardar a retirada pela transportadora (se você tiver esse serviço) ou levar até a agência dos Correios onde você costuma enviar seus pedidos. Conforme sua programação, você pode fazer isso uma vez por dia, tudo dependerá de seu volume de vendas. Se você já tiver o código de rastreio, basta informar no painel de controle de sua loja. Se não, você pode fazer isso ao retornar da agência.

6) Acompanhando a entrega

Nesse ponto, seu pedido está no estado Completo, o que indica que não há nenhuma ação a ser cumprida do lado da loja. Isso não significa que você pode cruzar os braços e esquecer do pedido. Você deve acompanhar a entrega e garantir que tudo está correndo dentro do previsto.

Normalmente, as transportadoras informam quando um pedido foi entregue e você pode atualizar essa informação no pedido (seja de maneira automática ou manual). Dessa forma, além de ficar mais organizado, fica claro para o cliente que aquele pedido foi entregue.

Gestão de Pedidos – parte 3/4
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