Parece uma pergunta óbvia, né? Mas às vezes estamos tão preocupados com os detalhes, com o layout ou com as outras inúmeras coisas que cercam o desenvolvimento de um novo website que nos esquecemos de uma coisa simples: definir o que queremos conseguir com nossa página na internet.

Há respostas amplas e respostas específicas, em um leque bem variado. Ela pode abranger desde um simples “quero vender tênis pra esportistas” até um “nosso foco é apresentar conteúdo variado sobre tecnologia móvel e rentabilizar o site através da venda de aparelhos celulares via sistemas de afiliados”, passando por muitas variações. É importante que você seja bem específico em suas definições para orientar o trabalho do desenvolvedor, mas também para permitir que você possa avaliar seus resultados.

Em cima desses objetivos é que poderá ser traçada a linha de ação pro SEO – o tão falado Search Engine Otimization ou Otimização para Mecanismos de Busca -, escolhendo as palavras-chave, as descrições, título, formas de apresentação de conteúdo e tudo mais. Fica a dica: mesmo que esteja correndo para resolver outros problemas de seu site, pare reflita sobre onde você quer chegar e qual a melhor forma pra fazer isso. Os resultados certamente aparecerão.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.