Você já percebeu que os resultados do Google mudam conforme a sua localização? E que eles também variam se você estiver logado (com a sua conta Google) ou não? Que cada vez mais a lista de resultados incluem os outros serviços do Google, como YouTube e Maps?

Agora de manhã fiquei contente porque um cliente nosso havia assumido as primeiras posições em algumas da palavras chave que estamos trabalhando desde o começo do ano. Não havia percebido que a minha busca era exclusiva, feita sob encomenda pra mim e que reflete portanto a minha localização (o cliente é de Canela), o meu histórico, minhas preferências. Fazendo a busca certa, vi que nós fizemos progresso: na verdade ainda estamos na segunda página, nada mal pra seis meses, mas uma ducha de água fria na minha alegria.

A reflexão é: como trabalhar essa busca individualizada? Entender o comportamento de uma manada já é bem difícil e toma horas e horas de estudo, análise e observação. O que será de entender o comportamento de um indivíduo dentro dessa manada e trabalhar a otimização de seu site e e todo o marketing digital para atingir esses indivíduos?


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.