Google Adwords Qualified Individual - imagem: online-marketingsolutions.comComo parte de uma estratégia de reposicionamento da minha carreira profissional, eu estou investindo forte na área de marketing digital, especialmente os produtos do Google, como o Adwords e o Analytics. Ontem fiz a primeira prova para certificação como GAP – Google Adwords Professional (são no mínimo duas), chamada Google Fundamentals, que engloba os conhecimentos fundamentais para se trabalhar com o Google Adwords.

Infelizmente, não passei de primeira, mas faltou muito pouco. Como não conhecia a prova, percebi coisas importantes e vou compartilhar algumas dicas rápidas aqui no blog:

  • são 120 questões de múltipla escolha em 120 minutos; um minuto por questão parece pouco tempo, mas é suficiente, pois algumas questões são rápidas e podem ser feitas em menos de 20 segundos, sobrando espaço para pensar mais em questões mais elaboradas
  • apesar disso, eu acho melhor fazer cada questão com calma e de forma definitiva, respondendo sem erro, para não ter que voltar nela depois
  • se não conseguir e perceber que uma questão consumirá muito tempo, basta “marcar” a questão para revisão e partir pra próxima; no final do teste basta voltar a ela
  • o sistema permite que você “elimine” alternativas que já sabe que estão incorretas, clicando sobre ela com o botão direito, algo útil para reduzir as alternativas possíveis e facilitar a escolha pela opção correta
  • o Fundamentals não cobra “decoreba”, apesar de haver várias questões sobre procedimentos comuns no gerenciamento de uma conta Adwords; concentre-se em entender os processos e seu funcionamento
  • com isso, a prática é valiosa, pois sabendo usar as ferramentas, responde-se praticamente todas as questões que envolva sequência de comandos e utilização, sem dificuldades
  • o foco da prova é interpretação e raciocínio: entenda pra que serve o Google Adwords e o que o Google espera de um profissional certificado; terá resultado bom na prova quem entender o que pode ser feito e como as empresas podem crescer usando o Adwords

Boa sorte! Se quiser, conte sua experiência com a prova do Google Fundamentals aí embaixo nos comentários. Fique à vontade.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

2 Comments

Jeferson Sigales · 28/10/2010 at 09:02

Eu disse que era interpretação, raciocinio e estrategia.
E como te disse por talk, que bom que é assim, dai seleciona o mercado.

Boa sorte e que venha a próxima! heheh

Déborah · 06/04/2011 at 16:50

Obrigada pelas dicas! Estou me preparando para fazer a primeira prova, e fiquei feliz em descobrir que a “decoreba” não é necessária.

Comments are closed.