Hoje de manhã, ouvindo a rádio local, dei-me conta do quanto as pessoas ainda não sabem vender seus negócios. Explico: no começo do ano, ouvi uma propaganda de uma loja de tapetes em Canela. Ela apresentava a loja de forma institucional, falando dos produtos e terminando com o locutor dizendo: “aguarde, em breve grandes promoções de aniversário”…

Primeira falha: se o empresário gastou dinheiro pra apresentar a loja, não pode deixar o cliente esperando por futuras promoções. Nesse meio tempo, ele compra no concorrente!

No entanto, para aproveitar o espaço contratado na rádio, o empresário dividiu o tempo do anúncio com uma outra loja de tapeçarias, que presumo também seja dele.

Segunda falha: não se pode comunicar dois objetivos diferentes na mesma mensagem. Confunde o receptor e diminui a força da mensagem.

E como a loja estava sendo inaugurada, apresentava-se um número de celular (a loja provavelmente ainda não tinha telefone fixo) e convidava o ouvinte a “aproveitar as ofertas de inauguração”, sem no entanto dizer quais eram essas ofertas.

Terceira falha: o espaço é o mesmo, então aproveite para comunicar de forma clara e direta o que sua empresa tem a oferecer de vantagens reais para o cliente.

Como eu disse no começo do post, ouvi esse mesmo anúncio hoje de manhã. Isso significa que quase um ano depois da inauguração da loja de tapeçarias e do aniversário da loja de tapetes, o spot segue o mesmo, inalterado, comunicando uma mensagem que já não é mais adequada. Alguns podem dizer que o importante nesse caso é reforçar a marca, mas já que é pra reforçar a marca, não seria melhor investir um pouco mais e comunicar direito?

Esse caso aconteceu no rádio, mas as televisões, revistas e sites de internet estão cheios de casos como esse. O quanto você está realmente se preocupando com a comunicação e a forma como você vende a sua empresa? Pense nisso!

Como você vende a sua empresa?
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