Google Adwords Qualified Individual - imagem: online-marketingsolutions.com

Algumas pessoas me questionam como eu atingi o nível de Profissional Certificado em Google Adwords: se é difícil, quanto tempo leva, como fiz para estudar, como me preparei para as provas e até mesmo que provas eu fiz e se é necessário manter um gasto mínimo em minha central de clientes para manter o status de Google Adwords Professional. Já havia prometido há algum tempo e eis que agora cumpro a minha promessa e tento ajudar aqueles que querem obter suas certificações.

Primeiro é preciso entender o que é um Google Adwords Professional: é um profissional certificado pelo Google, através de provas (uma prova básica, mais uma prova por área de certificação), reconhecido como apto a gerenciar campanhas de links patrocinados, através do serviço Google Adwords. O certificado – em cada área – tem validade de um ano, o que significa que a cada ano o profissional tem que se submeter novamente ao teste na(s) área(s) escolhidas.

As áreas de certificação são três: Search Advertising ou Publicidade de Pesquisa, Display Advertising ou Publicidade de Conteúdo e Reporting & Analysis ou Análise e Relatórios. A Search cobre as questões referentes à exibição de anúncios na página do Google enquanto a Display avalia sua capacidade de promover anúncios nos sites que exibem anúncios do Google via Adsense, além do Youtube. Por último, a Report cobre as questões referentes à sua capacidade de utilizar as ferramentas para análise dos dados que o sistema acumula. Se você passar no exame básico e em uma das três áreas, você já atinge a certificação. Isso quer dizer que não é preciso passar nas três áreas, mas apenas em uma delas, de preferência na qual você irá trabalhar.

As provas de certificação para o Google Adwords

As provas são feitas em um ambiente preparado para isso, via site do serviço de certificação. Cada uma delas envolve cerca de 100 a 120 questões de múltipla escolha, em um tempo médio de 2 horas e uma nota de corte variando de 70% a 85% de acertos. Cada teste custa USD 50,00, ou seja, em torno de R$ 80,00. Depois que se começa o teste, não é possível interrompê-lo.

Uma dica que não sei até que ponto é válida, mas arrisco colocar aqui: eu fiz todas as provas em inglês e mesmo nesse idioma há muitas questões onde se deve ter atenção, pois uma palavra muda todo o sentido da resposta. Colegas que fizeram o teste em português reclamam de traduções malfeitas ou palavras que soam como “pegadinhas”. Acho que a dica vale pra quem for fazer a prova em inglês ou português: preste atenção nas respostas. A ideia não é cobrar a “decoreba”, mas o raciocínio e a capacidade de interpretação de como o Google Adwords pode ajudar as empresas a ganhar dinheiro com conversões, atraindo cliques de qualidade.

Como estudar para as provas de certificação do Google Adwords

Praticamente não há material sobre o Google Adwords em português. Eu comecei a mexer com otimização em 2007, quando comecei a entender quais eram os elementos que auxiliavam na busca pelas melhores posições no Google e de como isso influenciaria o mercado. Nessa época, fiz um curso disponível no site do software Webceo e comecei a trabalhar, ainda de brincadeira, na área.

A partir da metade de 2009, comecei de fato a gerenciar campanhas de Adwords e percebi que uma compreensão mais completa seria necessária. Dois livros me ajudaram: Advanced Web Metrics with Google Analytics, de Brian Cliffton, e Advanced Google Adwords, de Brad Geddes. Somado a isso, busquei informação na própria Central de Treinamento do Google Adwords, disponível gratuitamente no site do sistema. Então de um modo resumido, eu levei um ano mexendo com o software, gerenciando campanhas e mais cerca de 3 meses estudando pelos livros e materiais até tirar a minha primeira certificação, no final de 2010.

Se você estiver em São Paulo, também pode optar por fazer um curso, em centros como a Goobec. É uma forma de acelerar seus estudos, mas que só terá resultados rápidos se você já tiver contato com o Google Adwords.

Como manter a sua certificação e como retornar seu investimento

Já há algum tempo não é mais necessário manter um gasto mínimo em anúncios no Google Adwords para conservar sua certificação válida. A única ressalva é que a prova básica tem validade de 2 anos e as demais – os níveis avançados – 1 ano cada. Ou seja, se você foi aprovado na prova básica em 01/11/2010, ela é válida até 31/10/2012, enquanto em uma prova do nível avançado como a Search, se você foi aprovado em 15/11/2010, ela é válida até 14/11/2011, quando você terá que refazer a prova do nível Search.

Não é fácil atingir as certificações e não é propriamente barato mantê-las: as três certificações custarão algo como R$ 270,00 por ano (se você sempre passar na primeira tentativa), mais o tempo de estudo e livros a comprar. Entretanto, o nível de certificado lhe abre portas e o diferencia dos demais profissionais, além de ser um profissional obrigatório em empresas que queiram ser certificadas Google.

Como esse profissional é raro – estima-se que haja em torno de 300 profissionais certificados em Google Adwords no Brasil, já dá pra imaginar como está a busca por eles. Você quer ser um profissional certificado em Google Adwords? Como está se preparando? Já começou a estudar? O que você está fazendo para entrar pra esse seleto grupo de profissionais? Conte pra gente nos comentários e boa sorte!


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

14 Comments

Tim · 23/08/2011 at 19:31

Onde está o seu certificado validado pela Google?

Ciro · 24/08/2011 at 11:50

André, muito boa a matéria. Parabéns!

André Gugliotti · 30/08/2011 at 09:41

@Ciro
Muito obrigado pela tua visita, meu amigo. Seja sempre bem-vindo!

Paulo Brito · 15/09/2011 at 17:46

Boa tarde André! Muito esclarecedora sua postagem, fiz minhas provas no final de agosto e passei, no momento estou desempregado e sinceramente até agora não ví essa busca toda por proficcionais certificados não, pelo menos aqui no Rio de Janeiro…
Mas de qualquer forma, é sempre bom ter um diferencial sobre os outros no mercado de trabalho.
Abraços e sucesso!

André Gugliotti · 15/09/2011 at 17:57

@Paulo
Calibra tua mira e siga procurando e principalmente se colocando à vista. Há demanda sim, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
É claro q uma área só já te confere o GAP, mas se vc tiver as três áreas, será um profissional ainda melhor, com visão completa, mesmo q atue em uma só.

Ricardo Ferreira · 04/11/2011 at 15:34

Andre .. estou estudando pelo site .. já fiz uma campanha de adwords … é muito difícil passar ?

Silvana Panizza · 31/05/2012 at 12:57

Oi André,

Excelente post
Comecei a trabalhar no adwords por necessidade de visibilidade do site da minha empresa, tudo que aprendi até agora foi em livros como Google Adwords – A arte da guerra do autor Ricardo Vaz Monteiro e lendo muito na central de ajuda do Google. Desde então cuido da conta no adwords de minha empresa. Quero muito tirar minha certificação para diferenciar no mercado. Minha principal dúvida é: Como é a remuneração desse profissional? Dá pra se tirar um bom salário fazendo esse trabalho? Você sabe em média quanto ganha um profissional certificado adwords. Quero estudar pra passar na prova mas não sei se vale a pena eu deixar a atual área que estou e entrar nessa.

robson santana · 15/08/2012 at 12:30

Melhor que isso so se vc tivesse postado uma apostila e simulados da prova…kkkkkkk, mas falando serio, essa informaçao de 300 pf certificados procede mesmo? Fiz uma pesquisa rapida de salario para um pf de adwords e achei o salario muito baixo, entorno de 2 a 3 mil reais.

Maycon Oliveira Gabry · 27/04/2013 at 14:54

Andre .. se eu estudar pelo central de treinamentos e considerando que trabalho com adwords cerca de 3 meses … teria o conhecimento suficiente? Aconselha algum livro atual, … em português? Vlw ai e parabéns pela iniciativa.

Andre Gugliotti · 30/04/2013 at 13:21

Maicon, é muito difícil dizer isso. A prova do Google cobra raciocínio e compreensão da ferramenta, apesar de ter alguma "decoreba". Qto a livros, não sei dizer, pq me baseei em livros americanos. Sucesso em sua certificação.

Pernadas · 30/06/2015 at 09:07

QUANTA INFORMAÇÃO MENTIROSAS
OS TESTES SÃO TODOS GRATUITOS, A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO DURA POR UM ANO, ENTÃO DEVE-SE REPETIR AS PROVAS A CADA 12 MESES, SEM NENHUM CUSTO, E CASO NÃO PASSE NA PROVA PODE FAZE-LA NOVAMENTE APÓS SETE DIAS, SEM NENHUM CUSTO, FORA ISSO O GOOGLE DISPONIBILIZA TODO O CONTEÚDO PARA ESTUDO GRATUITAMENTE.

Guilherme · 09/07/2015 at 14:52

O post foi criado no dia 22/08/2011, com certeza as coisas mudaram.

Luis Henrique · 19/08/2015 at 15:59

Por gentileza, pode informar o piso ? Quem irá começar, irá receber perto de quanto. Isso é importante, pois a decisão de investir nisso depende da remuneração. Obrigado !

Deixe uma resposta