Quinze dias atrás participei pela primeira vez do FISL, o Fórum Internacional de Software Livre, graças a duas ações: a primeira foi a inclusão da comunidade do Magento RS no fórum, por mérito da Francine Kruger, da Maguis, empresa daqui de São Leopoldo que trabalha com o software. A segunda foi um convite de Luiz Rauber para me juntar a outros quatro ótimos palestrantes e tentar responder a uma pergunta: “Dá pra ganhar dinheiro com software livre?”.

palestra "Dá pra ganhar dinheiro com software livre?" no Fisl 12 - imagem: Francine Kruger, Maguis SL

Confesso que quando o Rauber me convidou para participar, eu fiquei receoso. Não dá pra dizer que eu ganhei dinheiro com software livre ou que eu ganho dinheiro. A primeira coisa que sempre pensamos com ganhar dinheiro é ter sossego, poder comprar muitas coisas e viver a vida de verdade. E isso com certeza eu ainda não aprendi (e acho que demoro muito pra aprender).

Mas depois percebi que eu poderia ajudar sim e somar forças à Cesar Brod, que contou um pouco de sua experiência com uma cooperativa de software livre, Corinto Meffe, do Portal do Software Público e que merece um post à parte, Rainer Kruger, da Maguis, mas falando um pouco sobre a distro Linux Pandorga e William Souza, apresentando a parte de treinamentos, tão importante em qualquer área e mais ainda em softwares livres.

Pra mim, a grande lição é: pra que perder tempo e gastar dinheiro (ao invés de ganhar) reinventando a roda. Há dezenas de milhares de bons e ótimos softwares livres, prontos para serem usados e customizados, sem que seja necessário partir do zero. Se é apenas a ganância de dizer que o software é seu e que foi você que o construiu do zero, por que não ter a ganância de dizer que você é um dos maiores contribuidores de um grande software opensource?

Isso fica bem claro no caso do Magento Commerce: se cada empresa que usa o software tivesse que escrever uma loja virtual do zero, nós estaríamos muitas léguas atrás, ao passo que quando a Varien (a empresa antecessora da Magento Inc.) decidiu desenvolver o software em conjunto com a comunidade, ela abriu caminho para o seu próprio crescimento e todos ganharam com isso. Sim, dá pra ganhar dinheiro com software livre e há diversos segmentos e nichos onde atuar. Em qual deles você se encaixa?

Dá pra ganhar dinheiro com software livre no FISL 11
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)