Livro Módulos para Magento - imagem: divulgaçãoMeu terceiro livro já está nas livrarias. Módulos para Magento foi lançado pela Novatec e completa a “trilogia de livros sobre Magento”, começando pelo livro geral, falando sobre o básico da plataforma e apresentando os conceitos para os lojistas (Lojas Virtuais com Magento, 2013), passando pelo livro que apresenta o tema, ou seja, o layout, como construir o visual de uma loja Magento (Temas em Magento, 2014) e terminando com esse volume, que traz os conceitos básicos de como planejar e estruturar um módulo a ser acoplado no Magento (Módulos para Magento, 2015).

Esse livro é voltado para quem já tem uma base em PHP, especialmente os conceitos de programação orientada a objeto, e quer entender como construir um módulo. Sim, porque não basta saber PHP-OO, XML e MySQL para começar a desenvolver módulos.

É preciso entender onde fica cada coisa no Magento, qual a função de cada área e como construir Models, Helpers, Blocks e Controllers, além dos famigerados arquivos config.xml, system.xml e adminhtml.xml.

Essa foi a base do livro: não é um livro avançado, para quem quer dominar o Magento, mas é um livro didático, mesclando teoria e exercícios, para quem está perdido e não consegue encontrar a saída nos múltiplos tutoriais disponíveis na internet.

Sou suspeito para falar mas penso que a missão foi cumprida e com os três livros, um profissional poderá ter uma base sólida para desenvolver sua carreira no Magento e, também, no comércio eletrônico, buscando pensar fora da caixa, pensando em como cada função será utilizada lá na ponta, pelo consumidor.

Como já fiz outras vezes, quero reforçar o agradecimento ao Leandro Rosa, desenvolvedor Magento, que forneceu os códigos dos dois módulos apresentados no capítulo 6 do livro. A partir desses códigos, pude trabalhar a didática passo-a-passo, elaborando um roteiro de como desenvolver um módulo para Magento. Foi o capítulo mais extenso de todos os três livros porém muito importante para reunir em exercícios completos toda a teoria trabalhada na primeira parte do livro.

Aos leitores curiosos, no último parágrafo do prefácio, comento que o ciclo de Magento se fecha. De fato, com esse último trabalho, completo a série e se for falar de Magento de novo, apenas me repetirei. Segundo os entendidos, no fim desse ano chega o Magento 2 e provavelmente um novo ciclo se abrirá. Um outro ciclo também começa, abordando o comércio eletrônico em geral. Qual será o caminho? Ainda não sei mas é certo que novos livros vêm por aí, podem apostar!

Você já conhece o livro Módulos para Magento?
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)