Planejar a sua loja antes de começar a desenvolver é essencial - imagem: jovensdapib.files.wordpress.comNós aqui na Hydra Studio queremos ter os clientes satisfeitos. Ter clientes satisfeitos passa por um bom trabalho, organizado e no prazo certo. Nesse post aqui, eu comentei sobre as categorias, a escolha de produtos e as imagens. Agora vou dar outras dicas sobre coisas que devem ser pensadas antes de você contratar o desenvolvimento de sua nova loja virtual.

Não pense que nós não queremos fazer sua loja virtual. Queremos sim! Mas pra nós é mais importante que você tenha certeza que o que você está contratando atende às suas necessidades e que sua loja estará dentro das expectativas. Vale muito mais um cliente satisfeito do que dez bravos conosco.

  • escolha os meios de pagamento que você aceitará. Hoje o Magento trabalha diretamente com o PagSeguro, o PayPal, o Pagamento Digital, o DinheiroMail e o Moip, entre outros, que são intermediários de pagamentos e uma ótima solução para quem está começando. Sua conta nesses intermediários é gratuita, então abra e configure sua conta já no meio escolhido
  • se você quiser trabalhar diretamente com os cartões de crédito é necessário um gateway, como por exemplo o Cobre Direto ou o iPagare. Mas apenas eles não bastam! É preciso ter a autorização da operadora de cartões de crédito, como se fosse uma máquina física em sua loja real
  • pense também em quais meios de envio sua loja utilizará. Há módulos que fazem o cálculo diretamente do servidor dos Correios, mas o Magento permite cadastrar as tabelas de fretes, ou seja, se você usa transportadora, peça a tabela de pesos x destinos – por estado ou faixa de CEP – para eles, já em Excel
  • quais são as medidas dos pacotes de seus produtos? E os pesos? Há uma medida padrão dos produtos? Qual é o estoque dos produtos que ficarão para a loja virtual? Levante essas informações antes de começar, para que sua lista de produtos esteja completa quando você nos enviar
  • você já tem as fotos dos produtos, em tamanhos não menores que 640×480, e com qualidade? Afinal, você tem que comprar o produto com os olhos e uma foto pequena, onde o seu produto aparece borrado não vai ajudar em nada em suas vendas
  • como será sua política de preços? Você dará descontos para quais produtos na inauguração? Quais produtos deverão estar em destaque na página principal?
  • quais são as palavras-chave relacionadas ao seu site e aos seus produtos? Como está a concorrência? Como você poderá ser encontrado no Google?

Montar uma loja virtual é como abrir uma empresa ou, ao menos, abrir uma filial. Quantas empresas a gente vê quebrando por aí a toda hora? Nós não queremos que sua loja virtual entre pra essas estatísticas; então, lembre-se de planejar bem o seu negócio antes de começar a construir sua loja para que ela faça muito sucesso.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.