Manutenção em lojas virtuais Magento - imagem: msocorrom.blogspot.comSe um site institucional fica 10 minutos fora do ar, a perda não é grande, concordam? Ou mesmo vinte, trinta, quarenta e cinco minutos. Normalmente um site institucional tem as informações básicas de uma empresa, sem qualquer opção de uma compra online e uma interrupção não costuma trazer grandes prejuízos.

(note que eu disse que não costuma trazer grandes prejuízos, embora eles possam acontecer até em falhas de um minuto, se justamente naquele minuto um potencial grande comprador em busca da sua empresa acessar o site!)

Com uma loja virtual é bem diferente. Você investe em marketing digital, comprando links patrocinados e bolando campanhas que possam ser retwittadas ou curtidas nas redes sociais. Espera o grande momento de trazer clientes para sua loja e aproveitar aquele momento para fazer grandes vendas. Justamente naquela hora em que sua empresa vai ter um excelente resultado, sua loja virtual fica fora do ar. Ou mesmo em outros momentos, comuns do dia-a-dia, dez minutos em que sua loja virtual fique fora do ar podem representar um grande prejuízo.

Às vezes, fazemos confusão e imaginamos que se compramos uma loja própria, só precisamos pagar a hospedagem do servidor (falei sobre isso em um post sobre comparação de lojas próprias x alugadas). Na verdade, o custo mensal de uma loja própria é ainda mais caro do que a mensalidade de uma loja alugada, pois é essencial que ela tenha manutenção. Vamos aos itens:

  1. apesar do Magento já estar em um ritmo bem estável, com praticamente uma nova versão por ano, ele ainda sofre correções de segurança, que só podem ser aplicadas com a atualização. Atualizar o Magento não é o que se pode chamar de um processo simples e envolve riscos que só um profissional sabe atender
  2. a utilização dos recursos do servidor é um dos pontos-chave na estabilidade do Magento Commerce. Se sua loja não estiver redondinha, ela pode começar a desperdiçar recursos e causar um esgotamento antes do tempo. Da mesma forma, se ela está cada vez mais consumindo recursos que possam causar uma parada, é preciso agir antes que isso aconteça
  3. tanto o Magento com o próprio servidor geram vários logs que podem montar um filme com a história do funcionamento da sua loja. É importante monitorá-los e ver onde estão os erros potenciais e possíveis necessidades de correções e melhorias
  4. o Magento não é dos melhores softwares no quesito usabilidade de seu painel de controle. Depois de um tempo a gente acostuma e aprende a utilizar boa parte das dezenas de funções de que ele dispõe. Mas até lá, a curva de aprendizado é robusta. Então, por que não ter um profissional que possa lhe tirar as dúvidas, seja por telefone, e-mail, chat ou atendimento via tíquete?

Hoje no Brasil não tem quem dê esse tipo de manutenção. Eu não conheço nenhuma empresa que tenha planos de manutenção mensal – e seu estiver errado, corrijam, por favor. Quero ouvir opiniões: o que vocês acham de planos de manutenção mensal em Magento Commerce? São importantes? Não são? Quanto vale a sua tranquilidade e um suporte para que sua loja esteja sempre no ar? Ações preventivas são melhores que ações corretivas? Comentários aqui embaixo ou via blog ARROBA andregugliotti PONTO com PONTO br.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.