Ufa! Depois de bastante trabalho  nos últimos dias, aconteceu o primeiro Magento eCommerce Forum no Brasil, em São Paulo. Aliás, comentários à parte, eu sempre acho que o próximo evento que eu organizar será mais fácil, mas nunca consigo atingir essa meta. Assim como no evento de Porto Alegre – o Encontro de Magento Commerce – eu acabei ficando mais tempo fora da sala de palestras e acompanhando muito pouco das palestras do Marcelo Negrini e do Cleverson Bruniera.

Pior: iria participar da mesa redonda com eles e o Ryan Scott, gerente de vendas de Magento Enterprise para a América Latina e não consegui. Fica pra próxima! De qualquer forma, vamos lá, vamos ver o que aconteceu no Magento eCommerce Forum São Paulo:

apresentação de Marcelo Negrini no Magento eCommerce Forum São PauloComo vocês já sabem, o Marcelo Negrini é responsável pela expansão do X.Commerce na América Latina e assim também responde pelo Magento no Brasil. A ideia da sua palestra era apresentar a Enterprise Edition – a versão do Magento voltada para médias e grandes lojas virtuais, com suporte direto da Magento através de suas Certified Partners – mas ele foi além e deu uma série de pontos que todo lojista deve pensar. São coisas do tipo: pensar no Mobile Commerce; utilizar produtos relacionados, vendas cruzadas e vendas agregadas; escolher bons planos de hospedagem em bons provedores; utilizar corretamente as ferramentas de integração e outras.

Nessa linha, é bem interessante ter em mente que o Magento é uma excelente ferramenta, uma das melhores, senão a melhor da atualidade. Mas ele depende de pessoas, de profissionais treinados e capacitados. Não apenas na parte técnica, na programação, mas também na área comercial, no marketing. Não adianta ter o melhor carro e sair dirigindo subindo na calçada ou entrando na contra-mão.

O Cleverson Bruniera, diretor da RedFeet, falou da empresa e trouxe uma implementação do mais recente case da empresa: o Mercado.ETC. O Mercado.ETC é um mercado de moda, uma espécie de shopping virtual, reunindo diversas marcas, com diferentes modelos de roupas e acessórios, e montado em cima de uma grande estrutura de hardware. É um grande case, uma grande loja, que foi desenvolvida em apenas 90 dias, já que boa parte das funcionalidades necessárias estão disponíveis no Magento Enterprise e a implantação é facilitada pela escalabilidade nativa do Magento.

Como falei, não consegui participar da mesa redonda, mas pelo que eu pude acompanhar à distância o pessoal estava caprichando nas perguntas. Eu costumo medir o sucesso de um evento (ou mesmo de uma das minhas palestras) pela quantidade (e qualidade) de perguntas. Acho que posso dizer que o evento de ontem foi muito bom e espero organizar outros em breve. Quem sabe em muito breve? Depende de vocês pedirem!

O que aconteceu no Magento eCommerce Forum São Paulo
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)