O Magento Commerce tem uma característica muito interessante, desde a sua versão Community: a capacidade nativa de gerenciar múltiplos sites e múltiplas lojas, com múltiplas visões de loja. A princípio, é um pouco complicado, mas o princípio é bem simples. Uma única instalação Magento pode concentrar diferentes endereços de lojas virtuais e cada uma delas pode ter lojas diferentes dentro dela. Quando se fala em diferentes lojas, não se deve entender como lojas realmente diferentes, como o Magazine Luíza e as Lojas Colombo ocupando o mesmo espaço, mas sim em diferentes departamentos, com aspectos e abordagens diferentes conforme o perfil do público-alvo.

múltiplas lojas no Magento - imagem: andregugliotti.com.br

Como eu disse, há três níveis de configuração:

  1. multi-sites: apesar de a criação das diferentes URLs serem feitas no painel, não basta apenas isso para que ela passe a funcionar, é preciso também configurações no servidor para que o visitante que chega por diferentes endereços possam atingir a instalação Magento. Os diferentes sites devem ser usados quando são lojas diferentes, com marcas, focos ou produtos, preços, comunicação totalmente diferente. O fato de haver uma instalação Magento é justificada apenas por questão de facilidade de manutenção e otimização de gestão, porque na prática são operações distintas.
  2. multi-lojas: aqui entram variações de público-alvo que mereçam lojas à parte. Um exemplo que eu sempre dou nas palestras é uma loja que venda sapatos, de todos os tipos e gostos. É fácil perceber que alguém que está buscando sapatos finos tem prioridades diferentes do que uma pessoa que busca sapatos de baixo preço. São públicos e expectativas diferentes e portanto precisam de abordagens diferentes. Nessa mesma linha, uma variação pode ser determinados segmentos como adolescentes buscando sapatos femininos de determinado modelo ou marca. Conforme a força da marca e a quantidade de vendas, vale a pena pensar em uma loja específica para esse público, com uma abordagem e comunicação completamente distinta da loja principal.
  3. visões de lojas: na verdade, as variações de endereços/lojas no Magento terminam no item 2, mas como essa é uma configuração que ainda confunde muito as pessoas, vamos à explicação! As visões de lojas são a forma encontrada pela equipe do Magento (e ao que tudo indica será abandonada na nova versão do Magento, o Magento 2) para abrigar os idiomas. Dessa forma, cada visão de loja é um idioma diferente e pode ter todas as informações personalizadas nesse nível

esquema de múltiplas lojas no Magento - imagem: André Gugliotti

Ah, uma informação importante: o Magento pode suportar múltiplos sites e múltiplas lojas, mas para isso é preciso estrutura de hardware. Não pense que basta sair criando as lojas naquela sua instalação Magento hospedada em um ambiente compartilhado que não vai funcionar.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

15 Comments

Denis Flosi · 08/01/2013 at 01:38

Fala André! Cara..e quanto aos módulos q instalo, sabe se ficam disponiveisEm todos os websites?

Andre Gugliotti · 08/01/2013 at 09:58

Os módulos são instalados no Magento como um todo, logo valem pra todas as lojas.

Davi Reinoldo · 18/01/2013 at 20:03

dúvida cruel que o mestre Andre vai matar com certeza. blz, tenho um multi store com 5 "sublojas". Digamos que as 5 equipes são diferentes, marcas diferentes! como eu limito para cada lojo (subloja) ter acessa apenas a seus dados no painel admin. tem como?

abraço

Andre Gugliotti · 18/01/2013 at 20:12

Isso é uma função nativa da Enterprise. Na Community, há um módulo pago, não me lembro o nome, mas q não era muito confiável.

Tiago Santos · 11/11/2014 at 09:27

Andre, bom dia amigo.
Cara, eu criei 3 lojas diferentes, só que gostaria que quando um cliente se cadastra-se em uma loja, ele conseguiria logar em qualquer outra loja com o mesmo login.

Isso tem como?

Andre Gugliotti · 11/11/2014 at 09:57

Sim, Tiago, há uma opção para compartilhar os clientes por website ou por loja. Verifique nas configurações do cliente.

Douglas Maia · 04/12/2014 at 11:11

André, bom dia!

Estou querendo criar 3 lojas com nichos específicos. Trabalho com produtos para salão de beleza e gostaria de criar uma loja somente para cabeleireiros, outra para manicure e pedicure e outra para esteticistas. Minha duvida é se posso ter dominios diferentes para as 3 lojas (lojaa.com.br, lojab.com.br, lojac.com.br) e compartilhar alguns produtos do catálogo entre elas, pois tem produtos que são comuns entre elas. Obrigado!

Andre Gugliotti · 04/12/2014 at 11:39

Pode sim, escrevi um post que deve ser publicado nos próximos dias explicando como fazer isso em detalhes. Se não puder esperar, só buscar no Google, tem posts em inglês sobre o assunto.

Thiago Santos · 24/01/2015 at 10:11

André, é possivel definir categorias diferentes por visão de loja somente?

Andre Gugliotti · 26/01/2015 at 07:05

Não, Thiago, pelo próprio conceito. Se você precisa de categorias diferentes, isso quer dizer uma loja diferente. Não faz sentido oferecer determinado produto apenas para quem fala espanhol… 🙂

Fernando Braga · 04/02/2015 at 20:25

Gostei do post, parabéns! Mas acho que não e minha dúvida. Tenho uma questão a resolver: Preciso criar 1 único site para várias lojas que se uniram e formaram uma marca e o problema e que elas ficam em cidades diferentes. Quero uma plataforma que possa calcular fretes por loja separadamente em um mesmo carrinho. Tem uma solução?

Andre Gugliotti · 05/02/2015 at 07:06

Fernando, não conheço nenhuma solução pronta que faça isso no Magento, mas você sempre pode desenvolver seu próprio módulo. 😉

Adrimath · 16/03/2015 at 18:17

Prezado André, boa noite.
Consigo ter Multi Lojas que tenham produtos comuns e alguns produtos específicos, com administração e nível de acesso ao painel diferenciado?
A ideia é fazer 02 lojas que tenham produtos iguais e ou individualizados, e que no anuncio do produto destaque quem será responsável pela venda e entrega, assim como o EXTRA tem feito como exemplos: Ar Condicionado (Multi Ar) e Pneus, onde ele indica que quem é responsável pela entrega e venda é o Parceiro.

Jessica · 16/04/2015 at 11:42

Olá Andre,

No caso multilojas, na forma de pagamento queria que fosse uma só com um único carrinho, o sistema separa cada valor para cada respectivos lojista tem algum que faz isso?

Daniel de Castro · 01/09/2017 at 16:06

Olá André, duplicando os domínios desse jeito tenho como saber o que cada domínio vendeu e o montante do valor para poder comissionar cada filial?

Deixe uma resposta