Tela de instalação do Magento - imagem: michelbrito.comvárias formas de se instalar o Magento, baixando o pacote completo, baixando apenas o downloader ou usando o SVN. A forma “mais segura” – refiro-me ao modo onde as chances de erro são quase nulas – é a primeira, mas pessoalmente acho muito mais fácil instalar via Downloader, porque o próprio software se encarrega de localizar a última versão estável e baixar todos os arquivos necessários, além de deixar a base pronta para futuras atualizações “automáticas”.

Essa opção, no entanto, funciona bem quando se usa SSH. Não que a interface gráfica – o Magento Connect – não funcione, mas ela depende de configurações de permissão e usuário, com potencial chance de dar problemas. Trabalhando diretamente no terminal, eu estou credenciado como usuário proprietário dos arquivos e portanto com permissões completas.

A instalação começa fazendo o download do Magento, no site do software, escolhendo Downloader e não Full Release. A versão atual do Magento Downloader é a 1.3.2.1, mas isso não interfere na instalação, pois sempre será instalada a versão atual estável, no caso a 1.4.1.1. Completa essa etapa, é só colocar o arquivo no servidor, na pasta desejada e descompactá-lo (ou o contrário, a ordem não interfere).

Uma vez logado no servidor, local ou remotamente, via SSH, na pasta principal, você verá o arquivo pear. Certifique-se que ele tem permissões de execução (pelo menos 744 ou +x). É ele o responsável pela execução dos comandos. Para inicializar o script, digite:

../pear mage-setup

O script vai conectar-se ao servidor do Magento e atualizar suas informações, inicializando os canais de reposição do software. A partir daí, ele terá os dados necessários para fazer as instalações e atualizações. Para iniciar a instalação completa do Magento, em sua última versão, digite (respeitando maiúsculas e minúsculas):

../pear install magento-core/Mage_All_Latest

Isso fará com que o script copie todos os arquivos necessários para a instalação do Magento Commerce. Quando ele acabar de baixar os arquivos, o sistema estará pronto para ser instalado e a partir daqui os passos são os mesmos da instalação convencional. Acesse via navegador o endereço da instalação e siga as instruções na tela.

Uma última dica: o PEAR traz uma ajuda, com uma lista de todos os comandos disponíveis. Para vê-la basta digitar:

../pear help

ajuda do Pear - imagem: blog.salientdigital.com

Instalando Magento via SSH
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)