gerenciando estoque de produtos no Magento - imagem: Alistair Berg/Digital VisionPara fazer o download, vá até o final do post!

Quando se deseja cadastrar poucos produtos no Magento, a interface do painel de administração é a melhor solução: é prática e rápida e você pode colocar seus produtos na loja virtual de forma visual, preenchendo os campos e navegando pelas abas. Se você já tiver o catálogo de produtos organizado, com as descrições, imagens e valores dos atributos, em uma dia de serviço você consegue cadastrar um catálogo com 50 produtos. Mas e quando você tem mais que 50 produtos (um catálogo com 250, 500, mil, dois mil produtos), o que fazer?

O Magento traz uma ferramenta muito prática para isso: a importação de produtos via CSV ou XML. Basta que você tenha seus produtos organizados em uma planilha eletrônica, como a do Excel ou Open Office, para cadastrar e atualizar seus produtos em massa. Como eu ainda vejo muita dificuldade nessa questão, decidi compartilhar uma planilha de modelo para cadastro de produtos no Magento. E de quebra, falar dos principais problemas na importação dessa planilha (que podem deixar muita gente de cabelo em pé).

Em tempo: se o seu catálogo é muito grande (mais de 2.000 produtos) ou se você utiliza um estoque compartilhado com uma uma loja física, eu recomendo sinceramente a adoção de um ERP, que além de ajudar na gestão da sua empresa, servirá para manter sua loja atualizada.

O preenchimento da planilha de produtos é muito simples: cada coluna representa um atributo, desde os atributos obrigatórios, como SKU, tipo de produto, website ou peso, até atributos opcionais, entre os próprios do Magento – imagem, fabricante – e os criados pelo lojista – voltagem, garantia, etc. Cada linha será preenchida com as informações de um produto, quantos você quiser.

Eu recomendo que se utilize uma pasta de trabalho (aquelas abas que ficam abaixo da planilha) para cada grupo de atributos, já que dessa forma, cada pasta terá os atributos (ou seja, as colunas) referentes àquele grupo de atributos. Além de ser mais organizado para o preenchimento, permite-se criar um CSV para cada grupo de atributos, facilitando a importação ou atualização. Importante: se o produto ainda não tiver sido criado, todos os atributos obrigatórios são realmente obrigatórios. Se for uma atualização, você pode passar apenas os itens que você deseja modificar.

Depois que você terminar o preenchimento (há um mini-manual no próprio arquivo), você deve salvar a planilha como CSV, em formato UTF-8. É muito importante que o formato do CSV esteja correto, porque senão você não conseguirá importar a planilha no Magento. Eu recomendo que você use o Open Office pra exportar a planilha para CSV, já que o Excel não costuma colaborar nessa operação. Feito isso, abra o arquivo no Notepad++ (ou seu editor favorito) apenas para verificar se não houve nenhuma quebra de linha – cada produto deve ocupar uma única linha -, pois se um campo tiver sido quebrado, o Magento retornará um erro.

Planilha modelo para produtos no Magento - imagem: André Gugliotti

Se tiver dado tudo certo até aqui, basta ir no painel do Magento e:

  • acesse Sistema -> Importar/Exportar -> Data Flow Perfil e selecione a opção de Importar todos os Produtos
  • procure a aba Enviar Arquivo e faça o upload do arquivo CSV
  • clique em Salvar e Continuar
  • depois de salvo, busque a aba Executar Modelo
  • selecione o arquivo e clique em Executar Modelo em Popup.

Aí é só acompanhar o Magento trabalhando (e rezar para Nossa Senhora da Internet para que não hajam erros). Não feche a aba ou janela que foi aberta até que a instrução de término do processamento seja exibida. Depois disso, confira se os seus produtos foram importados corretamente e faça uma revisão dos produtos.

O que fazer se der erro na hora de importar os produtos no Magento?

Há várias pequenas coisas que podem resultar em erros na hora de importar. Na maioria das vezes, o erro tem uma das seguintes causas:

  • você esqueceu de preencher um dos atributos obrigatórios: se eles estiverem em branco, o Magento vai dar uma tarja vermelha informando apenas o primeiro dos campos com erro (e continuar trabalhando, importando o que for possível)
  • ele faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, o que significa que Habilitado é diferente de habilitado
  • em casos de informações de campos de seleção, os valores têm que ser idênticos aos já cadastrados no Magento, incluindo espaços e acentuação
  • sua loja está usando uma tradução diferente do modelo da planilha: essa planilha foi baseada nos termos da tradução do Mario SAM, da Escola Magento e se você estiver usando outra tradução, os termos utilizados podem variar, como por exemplo, Catálogo, Busca e Catálogo, Pesquisa
  • você esqueceu de colocar os arquivos das imagens na pasta media/import do seu servidor (se você não for importar imagens, basta deixar a célula em branco)
  • o arquivo CSV não está no formato UTF-8
  • há quebras de linhas no arquivo, o que faz com que alguns produtos  sejam divididas em duas, três linhas e algumas informações fiquem órfãs, confundindo o Magento
  • tanto o arquivo como a configuração do Magento devem ser semelhantes: se você usou ” como delimitador e , como separador, mantenha assim em ambos os lados

Clique aqui para fazer o download da planilha modelo para importação de produtos no Magento – direto do Dropbox

Importando produtos no Magento via CSV
11 votos, 4.82 média (95% pontuação)
  • Pingback: Dúvida: como acompanhar o reajuste de preço de seus fornecedores? - Página 3()

  • http://www.wemarketingdigital.com.br We Marketing Digital

    André, parabéns pelo post! Seguimos todos os passos que você indicou mas na hora de importar os produtos a descrição sobre “desfigurada”. Alguma dica para resolver isso?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Olá, lembre-se que nenhum dos campos pode ter quebras de linha ou isso quebrará o CSV. A descrição deve ser importada como uma única linha.

  • http://www.wemarketingdigital.com.br We Marketing Digital

    André, deu tudo certo! Muito obrigado! Você sabe como importar os pedidos de um plataforma antiga (que exporta CSV) para o Magento?

  • Jeferson Pontes

    Bom dia, André. Obrigado pelas dicas. Importei os produtos conforme seu tutorial e eles aparecem na categoria, porém não aparecem na página de “gerenciar produtos”, da aba “catálogo”. Há alguma coisa que eu possa fazer no backend ou isso está relacionado com a planilha de importação?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Verifique se os campos estão corretos, especialmente o status e o par website/loja. Se o CSV for fechado de maneira incorreta, isso pode acontecer.

  • Evandro Bariviera

    André, gostaria de saber quanto à importação e exportação de categorias, como ficam?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Evandro, criação e edição de categorias, apenas com API. Vou falar sobre isso no meu novo livro ‘Módulos para Magento”, que será lançado pela Novatec no fim de maio.

  • Alexandre

    Olá, André. Parabéns por mais este post!!! Muito útil! Gostaria de saber como importo produtos agregados, é possível?

  • Renato

    Bom dia André!

    São aproximadamente 5000 itens, testei 5 itens e retornou esse erro.
    Ignorar linha, o valor “grupo-de-atributos-tipo-um” é inválido para o campo “attribute_set”

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    O que fazer se der erro na hora de importar produtos no Magento?

    […]

    em casos de informações de campos de seleção, os valores têm que ser idênticos aos já cadastrados no Magento, incluindo espaços e acentuação

    […]

  • valterley storch

    André boa tarde amigo …eu preciso adicionar em uma loja aqui no brasil 10 mil produtos ”apenas produtos de beleza ”(perfume , shampoo etc ) o meu fornecedor é de uma loja que estar no exterior , vou usar o estoque deles , o site deles tem varias moedas inclusive a ( moeda real ) eles já me avisaram que eu posso importar os produtos tudo de uma vez por datafeed , XML , CSV ..

    1 – Quanto vc cobraria pelo serviço para adicionar por meio CSV ou XML esses produtos dentro da minha loja . eu vendo no mercado livre e nunca trabalhei com site …não faço a minima ideia de como fazer esse procedimento datafeed ….caso vc aceite eu te passo meu e-mail …eu estou terminando a loja ainda . não é pra esse mês ..

    OB: vc vai apenas pegar o arquivo do meu fornecedor e adicionar aqui no brasil em minha loja eles já dão o arquivo com o valor que vou revender vc não vai precisar mudar nada …abçs e aguardo sua resposta

  • Alexandre

    Olá! Utilizei a planilha e funcionou muito bem. Gostaria de saber como inserir mais de uma imagem para cada produto.

    Abraço.

  • Alexandre Nicolau

    Opa!! muito bom o post.
    Ocorre uma situação com os produtos do meu catálogo que em alguns casos produtos estão em mais de uma categoria. Como poderia resolver isto com o arquivo .csv?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Alexandre, basta informar os números das categorias, separados por vírgulas.

  • Alexandre Nicolau

    Muito agradecido!

  • Alexandre Nicolau

    Qual caminho devo colocar para as imagens? e aproveitando a pergunta do meu xará. É possível inserir mais de uma imagem?

  • Kátia Korndörfer

    O caminho acredito que é magento/media/import. Se não tema pasta tem que criar… MAs em relação a exportar mais de uma, Já descobriu a resposta amigo?

  • Alexandre Nicolau

    Utilizei este caminho e não funcionou. Ainda pesquisando.
    Muito agradecido.

  • Kátia Korndörfer

    Vc precisa descobrir o caminho completo para o diretório da pasta magento… No meu caso, com instação Linux/Ubuntu é /usr/share/nginx/public_html/magento
    Uma vez nesta pasta, vc verifica se a pasta import já existe. Coloque todas as imagens lá dentro. Depois disso, pode abrir seu arquivo csv e colocar o nome da imagem, exatamente como consta na pasta. Se colocou o nome da imagem como Produto1.jpg, no arquivo deve constar o nome Produto1.jpg. A operação de portação diferencia maiúsculas e minúsculas. O arquivo csv vc pode importar pelo magento admin mesmo, acessando sistema/importar exportar/ Dataflow modelo/ importar produtos ou importar todos os produtos. Depois de fazer upload do arquivo clique em executar perfil. O sistema irá executar a operação em popup, não feche a janela até a operação terminar. Se houver erros eles serão escritos na tela e vc poderá corrigi-los posteriormente.

  • Alexandre Nicolau

    Muito agradecido!

  • 2EC Consultoria

    Olá André
    Eu sei que já foi postado este problema, utilizo o magento 1.8, o arquivo está em .csv, formato utf-8, conferido no notepad++, sem nenhuma quebra de linha, utilizo importação dataflow Modelo,
    mas na hora de importar, aparece sempre o erro sobre o sku, conforme o Douglas Maia comentou neste Blog, existe o preenchimento do código. E nada sempre o mesmo erro. o formato conferido, utilizo o libreoffice e o erro persiste?
    Você pode me ajudar?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Olá, o erro do SKU costuma ser sempre erro de formato (UTF-8) ou quebra de linha. Não me lembro de nenhum outro problema que dê erro de SKU.

  • Junior Bello

    Parabens cara!
    excelente trabalho vou comprar o seu livro (y)

  • Thiago

    Cara também estava com esse problema e acho que é alguma coisa com o UTF-8 do Notepad++.
    Faz o teste: Pega esse mesmo arquivo e abre direto no Bloco de Notas do Windows, clica em Salvar Como e escolhe UTF-8 novamente e salva.
    Vai funcionar!

  • Gabriel Antonio Stolses Garcia

    André, boa tarde. Estou com um problema no magento, realizo a importação csv, aparece importação bem sucedida, porém alguns produtos não estão aparecendo desta planilha csv importada…outro problema que estou tendo, não está sendo gerado a URL dos produtos automaticamente, estou tendo que entrar em cada produto para ser gerada a URL. Sem este procedimento o produto não aparece na loja virtual. Consegue por favor me ajudar a entender o que está acontecendo e como posso resolver? Obrigado

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Parece ser erro nas colunas que se referem ao site/store, mas é bem difícil dizer, podem ser N causas diferentes.

  • Vinícius Lisboa

    Boa tarde, André!

    A importação ocorre com sucesso. Porém, ao verificar o produto em “Cátalogo” > “Gerenciar Produtos”, fica em branco.
    Fiz um teste de importação com 1 produto:

    Iniciando execução do perfil, por favor aguarde…
    Aviso: Por favor não feche a janela durante a importação/exportação de dados
    Starting Mage_Dataflow_Model_Convert_Parser_Csv :: parse
    Found 1 rows.
    Starting catalog/convert_adapter_product :: parse
    Registros 100% 1/1 processados
    Registros 1 importados
    Por favor aguarde enquanto os índices estão sendo atualizados.
    Execução de perfil terminada.

    Obrigado!

  • Vinícius Lisboa

    Inclusive os produtos constam na listagem de categorias… :/

    Muito obrigado novamente!

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Verifique as colunas site e store, provavelmente os produtos estão indo pro lugar errado.

  • Vinícius Lisboa

    Muito obrigado, André!
    Tive que realizar algumas modificações por causa da tradução do Mario Sam!
    Valeu mesmo! 😉

  • Vinícius Lisboa

    Muito obrigado, André!
    Fiz isso e tive que realizar algumas modificações por causa da tradução do Mario Sam!
    Valeu mesmo! 😉

  • Alexandre Venturini

    Caro Andre, O que fazer quando aparece a mensagem: Ignorar linha, o valor “0” é inválido para o campo “attribute_set”

  • Alexandre Venturini

    estou com problema em duas colunas… “atribute_set” e “tipo de tela”. Não sei o que colocar nessas colunas, deixei ambas em branco e deu erro… depois coloquei “0” continua o erro. Qual a dica de como preencher essas colunas visto que não tenho em meus produtos essa viariavel.

  • Wagner Antunes

    Boa tarde Andre, por gentileza, quais são os campos que eu configuro na planilha excel para eu determinar minimo de itens no Carrinho, eu tentei aqui, e nao deu certo. min_sale_qty, use_config_min_sale_qty, max_sale_qty, use_config_max_sale_qty, pois tenho produtos que são muito pequenos e baratos, que preciso limitar o minimo de compra de cada item, alguns com 10, 2, 5, 20, e ate 50 itens de minimo.

  • Leandro Dias

    Prezados amigos!

    Quero importar os produtos, mas deixar as imagens em outro servidor. Fiz a importação e no endereço das imagens deixei com o caminho do servidor antigo “http://servidorantigo.com.br/imagens/exemplo.jpg” mas não deu certo… Como devo proceder?

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Não dará mesmo, pois na planilha deve ser informado o nome do arquivo da imagem (que deve ser colocada na pasta /media/import). Ele não é o caminho da imagem final.

  • Gustavo Soares

    André, você conhece algum módulo para que esta importação seja feita de maneira mais rápida?
    Todos os dias eu subo mais de dois mil produtos. Gostaria de saber se tem algum módulo para que este upload seja feito mais rápido.
    ATenciosamente,
    Gustavo Soares

  • Alan Patrick

    O link está indisponível.

  • http://www.andregugliotti.com.br/ Andre Gugliotti

    Obrigado por avisar! Resolvido, 😉

  • Alan Patrick

    Agradeço o retorno.

  • Lucia Rafael

    Oi André, tudo bem? Estou tentando importar uma planilha com categoria e subcategoria desta forma: Cabelo/Acessórios/Elásticos mas ao fazer isso o seguinte erro é apresentado: Category does not exists in rows: 1… Quando eu coloco apenas a categoria Cabelo dá certo. O que pode ser? Me ajuda, please!

  • Laercio Santos

    André,

    Boa tarde. Tudo bem? Gostei bastante das suas postagens. Linguagem simples e direta. Parabéns. Coisa rara aqui no Brasil.
    Eu sou novato no Magento e estou apanhando bastante dele. Estou levando uma verdadeira surra quando o assunto é importação de produtos configuráveis. Já tentei de tudo e até agora não consegui sucesso. Sempre que eu importo os produtos, eles(os produtos simples) não ficam associados ao produto configurável. Teria alguma dica pra me dar? Tentei usar o Magmi, inclusive, e nada…

  • Anderson Leão Gimenes

    Andre Guliotti, não há como apontar uma URL externa para as imagens? Somente importando cada uma delas para o diretório?