Logo depois do Bargento São Paulo, veio a inspiração pra escrever esse post. Já faz três anos que eu tenho dedicado parte do meu tempo ao crescimento do Magento no Brasil, seja com palestras, com eventos ou com treinamentos, mas muitas pessoas não acompanharam essa trajetória e me perguntam qual foi o caminho. Esse post é pra essas pessoas, mas também para aqueles que acompanham o blog desde o começo. Na verdade, esse blog nasceu alguns dias antes da minha primeira palestra sobre Magento, lá no Tchelinux Caxias do Sul.

Palestra de Magento Commerce no Tchelinux - foto: Gustavo CielloNa verdade, eu comecei a me mexer pra fazer eventos em Magento ainda em 2009. Tentei levantar “a prova disso” na lista de e-mails do Google Groups, mas não encontrei os e-mails em que eu conversava com as pessoas na tentativa de organizar um “workshop de Magento em São Paulo ou no Rio de Janeiro“. Não deu certo, mas em maio de 2010 eu estava indo pra Caxias do Sul para apresentar a palestra “Introdução ao Magento Commerce”, a avó da atual palestra “Primeiros Passos no Magento Commerce”.

Em seguida, comecei a palestrar em diferentes Tchelinux (fui a Pelotas duas vezes, duas vezes em Porto Alegre e outra vez em Caxias do Sul). Participei do Flisol em Novo Hamburgo e do ENSL 2011 em Maceió. Já dei palestras em São Paulo e agora me preparo para dar a minha primeira palestra fora do Brasil, falando de Magento.

Mas foi na organização de eventos de Magento que as coisas deslancharam com mais rapidez. Na metade de 2011, junto com a Maguis, onde dava consultoria, consegui autorização da Magento Inc. pra realizar o primeiro evento oficial de Magento no Brasil. Esse evento foi o Encontro de Magento em Porto Alegre, em novembro de 2011, onde pude apresentar o novo Head da Magento no Brasil, o Marcelo Negrini. Em seguida, organizei o Magento eCommerce Forum, da RedFeet e agora sou o responsável pela organização do Bargento no Brasil.

1o. Encontro de Magento Commerce - palestra de André Gugliotti - foto: Luiz Rauber

O Bargento Brasil está em plena atividade. Nessa quinta-feira acontece a edição de Porto Alegre e no final de outubro ele chega ao Rio de Janeiro. A novidade é que eu já acertei a realização de mais três séries do Bargento até o ano de 2015 e a expectativa é que a série 2013 será ainda melhor, indo a mais cidades brasileiras. Que os eventos de Magento continuem crescendo no Brasil! Saúde!

Fazendo eventos de Magento no Brasil
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)