Magento - imagem: Ahead WorksA aheadWorks é líder de mercado em módulos para Magento e uma das minhas principais parceiras na Europa (eles patrocinaram o Bargento Brasil em 2012 e estarão conosco em 2013, thank you, Matvei!). Estou sempre acompanhando o blog deles, mas por um descuido meu acabei não escrevendo sobre dois e-books que eles lançaram recentemente: o primeiro foi o Otimização e Performance no Magento (o post completo, em inglês, está aqui) e o mais recente foi Os 10 Maiores Problemas em Lojas Magento (veja o post aqui).

Os dois e-books são gratuitos e estão em inglês, mas valem a pena para todos que querem saber mais sobre Magento. Você pode fazer o download com um tweet ou um post no Facebook. Isso mesmo, para fazer o download basta ir no post original, clicar no Pay with a Tweet or Facebook, postar na sua rede social e ler o PDF. Bem legal, né? Pra adiantar, vou colocar os principais pontos dos dois e-books aqui:

O primeiro e-book foi escrito pelo Michael Zhalevich e lista 9 pontos a serem trabalhados na otimização do servidor, para melhorar a perfomance do Magento. Quem trabalha com a plataforma sabe que servidores são um dos grandes gargalos do Magento, já que o software é pesado e precisa de vários elementos bem alinhados para funcionar perfeitamente.

Os testes e sugestões apresentados no whitepaper foram feitos em cima de uma instalação da Community Edition 1.7, ou seja, não é preciso ter uma Enterprise para ter performance (ainda que a Enterprise seja bem mais robusta nesse quesito). O autor passa por tópicos como a escolha do sistema operacional e do servidor HTTP e avança com outros recursos como o memcached. O e-book é curto (8 páginas), mas dá uma luz para quem não sabe por onde começar.

Já o segundo e-book é de Slava Kostukovich e foca nos 10 maiores problemas de uma loja Magento (há pessoas perguntando se são mesmo só dez problemas…). O autor passa por problemas convencionais, como um módulo instalado que não aparece no frontend (além do cache, é preciso ver se os arquivos estão nas pastas certas), e  problemas específicos para desenvolvedores, como códigos bem escritos que não dão o retorno esperado. Eu diria que esse e-book é mais voltado para desenvolvedores experientes, mas mesmo os iniciantes podem dar uma olhada para ver o que lhes aguarda no mundo Magento.

 

E-Books sobre Magento, da aheadWorks
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)