Você quer um curso completo de Magento? Pois você não está sozinho! Boa parte das demandas que recebo para treinamentos me questionam qual é o curso completo para aprender a mexer no Magento, desde o básico até o avançado. Esse é um dos pontos que mostram que o caminho para um mercado maduro está longe (o outro é a solicitação de orçamentos de loja virtuais) mas não vejo isso com tristeza ou raiva de quem me pergunta, pois é preciso trilhar esse caminho para termos lojas virtuais melhores.

Cursos de Magento - imagem: Jamie Grill/Tetra ImagesRespondendo a pergunta acima: não quero desanimá-los, mas não existe um curso completo de Magento. E se existisse, ele duraria dois anos  e custaria tanto quanto uma graduação em uma faculdade como tantas que existem pelo Brasil. O lado bom é que você pode aprender Magento se compreender que não existe um curso de A a Z para isso, mas várias atitudes entre cursos, pesquisas, leituras e práticas que poderão transformá-lo em um ótimo profissional na área.

1) Escolha sua área

Você até pode querer dominar as diversas áreas de uma loja virtual, mas será mais difícil e dará bastante trabalho. Quando você acabar de dominar a segunda área, já estará defasado na primeira. Se você está começando e a equipe é reduzida, escolha a área que você gosta mais (e que continuará trabalhando mesmo quando a empresa crescer) e foque nela, sendo um especialista. Para as outras áreas, conhecimentos genéricos, necessários para discutir com o especialista serão suficientes.

Qual é a área que você gosta? Você quer trabalhar com código pesado? Gosta de serviços mais simples, feitos em massa? Tem intenção de trabalhar com desenvolvimento de temas? Ou sua área é a gestão e marketing? Gosta do dia-a-dia da loja, pensar nos produtos e no atendimento ao cliente? Segmente suas experiências e veja qual é a área que você mais gosta; procure conhecer mais sobre ela e faça leituras e cursos específicos.

2) Leia livros e blogs sobre Magento

Já se foi o tempo em que não havia conteúdo sobre Magento. Hoje, além de uma série de livros de Magento em inglês, já existem os livros Lojas Virtuais com Magento e Temas em Magento, que lancei pela Novatec e estão à venda nas melhores livrarias, e uma série de blogs que falam sobre a plataforma. Apesar de muitos blogs não terem publicações frequentes, há bons exemplos como a Escola Magento, do Mario SAM, os blogs do Tiago Sampaio e Ricardo Martins, a Comunidade Magento e o Fórum do Magento BR.

3) Não há um curso completo, mas vários cursos segmentados

Ninguém no mundo tem um curso completo de Magento! Mas há várias opções de cursos rápidos, tanto online como presencial, em que você pode aprender Magento. O lugar oficial seria a Magento U, mantida pela própria Magento Inc., com cursos on demand ou presenciais nos Estados Unidos, todos em inglês. Aqui no Brasil há uma série de screencasts e cursos rápidos gratuitos no Youtube (só recomendo um pouco de senso crítico, pois alguns deles estão desatualizados).

Eu mantenho uma operação de cursos em cursosdemagento.com.br. Lá há alguns cursos disponíveis online, em vídeo-aulas, a preços populares e em média com três horas de aula, tanto na parte de gestão como em desenvolvimento de lojas Magento. Porém, todos os cursos disponíveis por lá são em nível iniciante e básico, pois a nossa ideia foi atender ao pessoal que está começando. A Ecommerce School também tem turmas em parceria com a e-Smart para a formação de desenvolvedores Magento.

EDIT: O site cursosdemagento.com.br foi desativado. Coloquei um vídeo com todos os cursos de Magento que eu havia gravado no link acima.

4) Os cursos e leituras são só o começo…

Se você quer ter saúde e ficar forte, não conseguirá isso sentado no sofá assistindo o canal de lutas. É preciso sair de casa e ir caminhar, correr, fazer exercícios. É a mesma coisa com o Magento! Você não conseguirá aprender a trabalhar com lojas virtuais, seja em gestão ou em desenvolvimento, se você não colocar a mão na massa. Pois os cursos são só o começo da caminhada e te darão a base para isso. Para aqueles que fizeram faculdade, a comparação será bem interessante: passamos 3, 4, 5 anos na escola, aprendendo a teoria, fazendo trabalhos e provas. Quando saímos de lá, percebemos que só sabemos 30, 40% do que o mercado precisa. Onde se aprende o restante? Na prática!
Então, cursos completos de Magento não estão na prateleira mas serão feitos por você, a partir de agora. Bons estudos!

Procurando um curso completo de Magento?
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)
  • Jean Silva

    Olá André bom dia, gostaria de sua ajuda. Minha loja encontra-se com um pequeno problema. No ato de alerta ao cliente e o no momento de envio dos boletins, pois não envia. As crons que já habilitei, apenas me retornam como uma leitura do arquivo em si. Mas não me informam se está ok ou não.