Esse post é uma reprodução do Apêndice A do livro “Lojas Virtuais com Magento”. Se você quiser saber mais sobre o livro, visite a página aqui no blog.

O Magento Connect é a interface do Magento Commerce para a instalação e atualização do sistema, bem como de seus módulos. Pode-se fazer um comparativo com a App Store ou o Google Play, onde os aplicativos são disponibilizados em um catálogo de módulos, pagos ou gratuitos, desenvolvidos por empresas ao redor do mundo.

Concordo que a comparação não é perfeita: ao invés do formato adotado pelas lojas de aplicativos para smartphones, não é possível fazer a instalação diretamente pelo catálogo na web, nem buscar aplicativos diretamente pela interface em sua loja virtual. Pra instalar novos aplicativos, você precisa obrigatoriamente trabalhar nas duas interfaces qu ecompõem o Connect: a interface web ou catálogo de módulos e a interface da loja ou o Gerenciador do Magento Connect. Vamos ver cada uma das etapas para se instalar um módulo para Magento.

1)    O Catálogo de Módulos

Dentro do próprio site da Magento Commerce, há uma área chamada Connect. Esse catálogo reúne todos os módulos disponíveis no Magento Connect – o que significa que não necessariamente todos os módulos estão listados lá, pois o desenvolvedor deve prepará-lo e cadastrá-lo no Connect. Você pode pesquisar os módulos por área de utilização, a partir do menu superior, buscando por tópicos como Gestão do Site ou Marketing, ou por nome, digitando o nome do módulo desejado ou uma palavra relacionada na caixa de busca.

o catálogo do Magento Connect - imagem: André Gugliotti

Na relação de módulos, você pode ainda filtrar por popularidade ou preço, plataforma (se o módulo atende a Community Edition, a Enterprise Edition ou o Magento Go) e ainda a versão (1.6, 1.7). A busca do Connect não é muito precisa, o que pode fazer com que você demore um pouco para realmente se orientar e conseguir levantar os módulos que podem atender sua loja. Depois de duas ou três buscas, você normalmente acha o que está procurando e quais as opções disponíveis para suas necessidades.

página de resultados no Magento Connect - imagem: André Gugiotti

A página do módulo traz diversas informações sobre o produto, como as plataformas nas quais ele está disponível, as versões atendidas, o preço, a popularidade (um misto de links para a página e número de downloads feitos) e quatro abas:

  • Overview: a descrição do módulo, fornecida pelo desenvolvedor
  • Release Notes: as notas de versão, mostrando o que foi feito ou melhorado em cada nova versão
  • Reviews: traz comentários feitos pelos usuários e suas dúvidas
  • Get Help: normalmente, os dados de contato do desenvolvedor

página do módulo Cart2Quote, no Magento Connect - imagem: André Gugliotti

No caso dos módulos gratuitos, para fazer o download do módulo, você deve estar logado com sua conta no site do Magento e clicar em Install Extension. Na janela que se abre, você deve escolher a versão do Magento Connect e aceitar os termos de uso. No caso dos módulos pagos, você precisará logar-se no site e clicar em Get Extension, para ser redirecionado ao site do desenvolvedor. Nessa tela, o módulo escolhido é o Cart2Quote, um módulo para fazer orçamentos no Magento. Apesar de ele ser gratuito, a empresa desenvolvedora optou por permitir o download apenas no site deles.

Em uma das revisões da versão 1.5, da Community Edition, o Magento Connect sofreu um upgrade, passando de 1.0 para 2.0. Na maioria das vezes, você estará usando uma versão posterior (1.6 em diante) e não terá que se preocupar com isso, escolhendo sempre o Magento Connect 2.0.

detalhe da janela com a chave de instalação - imagem: André Gugliotti

 

Aí, basta clicar em Get Extension Key e a chave será exibida na janela. Aqui começa o passo mais confuso (apesar de o processo ser bem simples). Você deve copiar essa chave e informá-la no Gerenciador do Magento Connect, em sua loja virtual.

2)    O Gerenciador do Magento Connect

O Gerenciador do Magento Connect é a parte do Magento Connect que reside dentro de sua instalação Magento. Você pode acessar em Sistema -> Gerenciador do Magento Connect e será necessário informar novamente o login e a senha. Somente usuários com acesso administrativo pleno podem acessar o Gerenciador do Magento Connect e, como é de se esperar, você não deve mexer no Connect se não souber exatamente o que estiver fazendo e já ter providenciado um backup, para o caso de algo dar errado.

o Gerenciador do Magento Connect - imagem: André Gugliotti

Dentro do Gerenciador do Magento Connect, você encontrará uma lista de todos os módulos que foram instalados pelo Connect e uma caixa para fazer a instalação de novos módulos. Basta colar a chave copiada do catálogo de módulos e clicar em Install. O Gerenciador verifica a chave informada e prepara o ambiente para a instalação. O próximo passo é confirmar a instalação e aguardar, acompanhando os processos pela janela em estilo terminal que se abre no final da página.

Por padrão, o Magento Connect só permitirá a instalação de módulos que já estejam sinalizados como versões estáveis. Você pode permitir a instalação de versões alfa e beta, fazendo essa configuração na aba Settings. É interessante que alguns módulos, como o Fooman Google Analytics usado nesse exemplo, funcionam adequadamente na maioria das instalações, mas permanecem em estágio beta.

instalação de módulos pelo Magento Connect - imagem: André Gugliotti

Aliás, o Magento Connect – e os módulos do Magento em geral – adoram pregar peças nos desenvolvedores e webmasters mais distraídos. Quando você estiver trabalhando com instalação de módulos no Magento, siga essas dicas:

  • não instale nada sem antes fazer um teste em um ambiente de desenvolvimento e fazer um backup completo
  • verifique as permissões das pastas, especialmente /downloader (o próprio Connect), /app/etc/modules, /app/code/community e as pastas do seu tema; caso elas não tenham as permissões adequadas, o Magento Connect não apontará o erro, retornando apenas “procedimento concluído com sucesso”
  • ao sair do Connect, refaça os caches (se estiverem habilitados) e saia também do painel, logando novamente em seguida
  • por último, enquanto o Connect estiver trabalhando, ele colocará um arquivo chamado maintenance.flag na raiz do site; enquanto esse arquivo estiver lá, sua loja ficará fora de serviço. Caso o Connect encontre um erro, ele não apagará esse arquivo e você precisa apagá-lo manualmente para que sua loja volte a funcionar

3)    Cuidados na escolha de módulos

Não há garantia nenhuma que um módulo funcionará em sua loja Magento, já que cada loja é única, individual, somado ao fato de que a maioria dos módulos gratuitos vêm sem suporte, fazendo com que você seja o único responsável por instalá-lo, configurá-lo e corrigir os possíveis erros. Mas alguns passos podem fazer a diferença entre uma instalação bem sucedida, com um módulo funcional e uma dor de cabeça sem precedentes.

Quando você for escolher o módulo que usará em sua loja virtual, preste atenção aos seguintes sinais:

  • o módulo foi atualizado há menos de seis meses e é compatível com a versão mais recente do Magento
  • o módulo tem um histórico de atualizações frequentes e as notas de versão são claras e completas
  • há muitos comentários de usuários – realmente comentários e não reclamações ou dúvidas
  • o desenvolvedor é ágil ao responder aos questionamentos dos usuários e as dúvidas são realmente solucionadas
  • há muitos downloads – o que deve significar que há muitas pessoas usando o módulo e testando seu funcionamento

4)    O Connect via CLI

Se você tiver acesso SSH ao seu servidor, há uma outra possibilidade de acesso ao Gerenciador do Magento Connect: o arquivo mage. Esse script recebe todos os comandos para gerenciamento do Magento Connect e pode ser prático e rápido para quem domina e gosta de trabalhar, com a linha de comando.

A sintaxe é simples e todos os comandos estão disponíveis ao se digitar:

 ./mage –help

Por exemplo, para instalar o Fooman Google Analytics pela CLI, o comando seria:

 ./mage install http://connect20.magentocommerce.com/community Fooman_GoogleAnalyticsPlus

E para listar todas as atualizações disponíveis:

 ./mage list-upgrades

Por último, como cortesia, uma relação de todos os comandos e suas funções:

channel-add Adicionar um canal
channel-alias Especificar um apelido para um canal
channel-delete Remover um canal da lista de canais
channel-info Recuperar as informações de um canal
channel-login Conectar e autenticar em um servidor remoto
channel-logout Desconectar de um servidor remoto
clear-cache Limpar o cache dos web services
config-get Exibir uma configuração
config-help Exibir informações sobre as configurações
config-set Configurações do canal
config-show Mostrar todas as configurações
convert Converter pacotes do PEAR para o novo formato
download Fazer o download do pacote
info Exibir informações sobre um pacote
install Instalar pacote
install-file Instalar arquivo de pacote
list-available Listar pacotes disponíveis
list-channels Listar canais disponíveis
list-files Listar arquivos em um pacote instalado
list-installed Listar pacotes instalados no canal padrão
list-upgrades Listar atualizações disponíveis
package Construir pacote
package-dependencies Mostrar as dependências de um pacote
package-prepare Mostrar as informações de instalação de um pacote
sync Sincronizar manualmente os pacotes instalados
sync-pear Sincronizar os pacotes já instalados com o PEAR
uninstall Desinstalar pacote
upgrade Atualizar pacote
upgrade-all Atualizar todos os pacotes

 

Como utilizar o Magento Connect
2 votos, 5.00 média (95% pontuação)