No começo de maio, o DoNanza, uma espécie de site de classificados onde empresas ou pessoas que precisem de serviços de desenvolvimento podem entrar em contato com profissionais freelancers, divulgou o seu relatório periódico sobre o desenvolvimento do mercado de contratação de profissionais. O relatório é chamado de Work-From-Home Market Trends Report Q1/2011 e está disponível em inglês.

Os dados mostram claramente que há espaço para profissionais autônomos ou “freelas” desenvolverem carreiras e ganharem dinheiro com lojas virtuais, usando plataformas opensource, de código aberto, como o Magento, o Prestashop e até o quase em extinção OSCommerce. O que não parece muito agradável é a constatação de que o tíquete médio por projeto vem caindo, especialmente nos softwares mais populares.

Market Share baseado no número de projetos solicitados - imagem: donanza.comO Magento Commerce segue na frente, liderando com 23% de vantagem em relação ao OSCommerce. Isso significa que de todos os projetos de comércio eletrônico postados no DoNanza, 43% solicitavam que ele fosse feito baseado na plataforma Magento. O interessante nesse gráfico é a força que o OSCommerce ainda dispõe, já que ele não é mais atualizado e sabidamente tem sérios problemas de segurança.

Na comparação com os últimos quatro meses de 2010, a demanda por profissionais em Volusion e Prestashop são destaque, mas também podem ser reflexos de uma base de cálculo menor. O Magento teve 26% mais solicitações nos primeiros quatro meses de 2011, como mostra o próximo gráfico:

Crescimento do número de projetos em comparação aos quatro últimos meses de 2010 - imagem: donanza.com

Pra completar, o orçamento médio para desenvolvimento de lojas virtuais em Magento Commerce está na média dos demais softwares. Três hipóteses podem ser levantadas: o excesso de profissionais Magento está fazendo o preço cair, os profissionais Magento não estão sabendo se vender, nem cobrar o necessário para um produto mais complexo, ou projetos mais simples estão migrando para a plataforma, fazendo com que o trabalho de customização seja mínimo e portanto, com orçamento mais baixo.

Orçamento médio por projeto (e também o crescimento em relação ao último quadrimestre de 2010) - imagem: donanza.com

Como está a procura por profissionais Magento?
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)