Hoje à noite (aqui em Lisboa), eu pude dar um grande passo, fazendo a minha primeira palestra internacional, dentro do e-Show Lisboa. Posso garantir que é uma experiência bem interessante, mesmo sendo no mesmo idioma. Aliás, teoricamente o mesmo idioma, porque o português falado aqui em Portugal é muito diferente do português falado no Brasi. Digo isso não apenas por palavras e construções bem diferentes, mas também por uma forma de falar em que às vezes parece ser outro idioma (portugueses, não encarem isso como uma ofensa, por favor, longe de mim ter essa intenção).

Como a ideia da palestra era apresentar o Magento ao público do evento e o tempo era curto, eu montei uma apresentação curta sobre a plataforma, de modo a dar uma visão geral sobre as vantagens e desvantagens, além de – é claro, como sempre faço – dar uma adoçada na vida de quem quer seguir carreira em Magento, mas ainda não tem certeza de que vale a pena perder os cabelos com o software.

Fiquei bem surpreso com o conhecimento do público (esperava que menos gente soubesse o que era o Magento) e também com algumas informações trocadas nos bastidores. Aqui em Portugal (e na Europa em geral) também estão faltando profissionais: há poucas pessoas que realmente sabem mexer com Magento e a demanda é grande e o velho problema do desrespeito às boas práticas de codificação faz com que a velha história de lojas indo pro lixo ainda seja uma realidade.

Depois dessa palestra de Magento em Portugal, eu volto para o Brasil e como vocês já sabem, no final do mês tem o Bargento Rio de Janeiro, com a Vanessa Tonini. A novidade é que eu volto pro Rio de Janeiro na semana seguinte, como um dos palestrantes do PHP n’ Rio 2012. Espero vocês lá!

Share Button
Comentários sobre a palestra de Magento em Lisboa
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)