Para fazer o download do catálogo exemplo, vá até o final do post.peças de Lego - imagem: L. Ancheles/Getty ImagesQuando você está desenvolvendo uma loja Magento, há uma série de páginas a ajustar e testar. Você pode usar os dados de exemplo do Magento, mas eu não gosto deles, por mexerem demais com o sistema, já que o propósito desses dados é mostrar os potenciais da plataforma e como o nome diz, servir de exemplo para quem está começando no Magento.

Por isso, desenvolvemos um catálogo próprio para testes, com as categorias e outros tipos de produtos, com imagens e opções, de modo que ao se construir uma loja ou montar um tema para Magento, todos os elementos próprios aos produtos estejam ali. É um catálogo bem simples, distribuído em um arquivo ZIP, com o CSV com os produtos mais algumas imagens ilustrativas, pronto para ser importado em sua loja virtual zerada.

O primeiro passo é criar as categorias. Para ficar mais abrangente, costumamos usar 3 departamentos, cada um com uma categoria enquanto o primeiro departamento traz duas categorias e ainda duas sub-categorias. Os produtos vão cadastrados apenas nas categorias dentro do departamento Teste1. Os demais departamentos servem só pra você testar a navegação. Você deve criar:

  • Teste 1
  • Teste 1-1
  • Teste 1-1-1
  • Teste 1-1-2
  • Teste 1-2
  • Teste 2
  • Teste 2-1
  • Teste 2-2
  • Teste 3

Depois disso, você deve copiar as imagens fornecidas nesse arquivo para o Magento. Você pode colocá-la via FTP e elas devem ser copiadas na pasta /media/import, com os nomes atuais. O importador do Magento já fará o trabalho de colocá-las no lugar correto e vinculá-las ao produto.

Depois disso, basta entrar em seu backend, buscar o menu Sistema > Importar/Exportar > Dataflow Perfil. Aí basta seguir os passos normais para a importação de um catálogo, fazendo o upload do arquivo CSV e executando o perfil normalmente. Só preste atenção em mais um detalhe: os produtos configuráveis e agrupados não ficam prontos automaticamente. O importador vai criá-los e depois você deve completar o cadastro pelo painel, escolhendo os atributos que farão parte de seu produto.

Faça o download do arquivo com o catálogo exemplo.

Catálogo para lojas em desenvolvimento
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)
  • Adelson Jesus

    Caro André, boa noite! Estou começando a desenvolver uma loja virtual em Magento e tentei fazer o download do catálogo exemplo, mas está dando erro de acesso “Forbidden”. Você poderia por fineza disponibilizar?
    Abraços!
    —Adelson (adelsonline@gmail.com)