Bastante gente – bastante mesmo! – diz que não consegue instalar o Magento. Também diz que o processo de instalação é difícil, que tranca, que não consegue passar da primeira tela e por isso desiste de testar o software. Em parte, isso é verdade, mas o grande problema não é a instalação e sim o servidor e as permissões de acesso.

Para funcionar, o Magento tem uma série de requisistos, que só agora começam a ser mais comuns nos provedores médios. Por exemplo, ele só roda em PHP 5.2 ou maior e precisa de extensões com o mcrypt e o dom, entre outras. As informações sobre os requisitos do Magento estão no próprio site, bem como um arquivo PHP  para ser rodado no servidor e informar se ele atende ou não às necessidades. Se o servidor não passar no teste, nada feito – a instalação não pode ser sequer iniciada.

Erros de permissão no Magento Connect - imagem: wiki.locaweb.com.br

Mas se o servidor atender, há basicamente 3 métodos para instalar a última versão do Magento. Todos eles partem de arquivos que estão no próprio site do Magento:

  1. baixar os arquivos do Magento Commerce, descompactá-los e colocá-los no servidor via FTP
  2. baixar os arquivos do Downloader, descompactá-los e colocá-los no servidor via FTP
  3. utilizar o SVN – não falarei sobre ele aqui

No primeiro caso, todos os arquivos necessários já estão no lugar. Configure as permissões de pasta, em especial a escrita e execução total  (CHMOD 777) nas pastas /var, /media e /app/etc. Depois basta acessar o navegador e digitar o endereço onde o Magento foi colocado e em quatro telas sua instalação estará funcionando.

Se você não tem experiência, use a primeira opção, já que utilizar o Downloader é um pouco mais complicado.  Ele próprio se encarregará de baixar os arquivos restantes, mas ele precisa ter permissões de escrita mais amplas, porque senão ele não consegue colocar os arquivos que baixou do servidor do Magento, e também mais memória alocada pra trabalhar. Há a possibilidade de fazer esse processo via navegador ou acessar via SSH e pela linha de comando trabalhar direto com o ./pear, com comandos como o mage-setup e o install magento-core/Mage_All_Latest.

Várias formas, mesmo resultado: uma instalação funcional em poucos minutos. E você? Tem tido problemas ao instalar o Magento?

As formas de instalar o Magento
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)