Agora que o livro “Lojas Virtuais com Magento ” já está lançado e vocês podem adquirir em diversas livrarias (e em especial, no site da Novatec), posso começar a contar algumas coisas que envolveram a confecção desse livro. Nesse post, começo explicando quem são as pessoas a quem eu agradeci e que foram, em algum período, importantes para que ele acontecesse.

No final de 2010, eu estava decidido a dar um tempo na carreira em Magento. O mercado era complicado, com poucos profissionais, documentação mínima, preços apertados, perspectivas incertas – parece até que estou descrevendo o mercado atual, não? Nesse período em que estava arejando a cabeça, conheci a Francine e o Raine Krüger, em uma palestra sobre Magento que dei no Tchelinux em Porto Alegre. Eles precisavam de alguém que desse suporte aos clientes deles e ajudasse na estruturação de lojas virtuais.

Rainer Krüger e André Gugliotti - imagem: Luiz Rauber

Não é preciso dizer que a trajetória foi modificada. Eles foram parceiros fundamentais na hora de encabeçar os primeiros eventos de Magento e começar a encaixar palestras de Magento em eventos maiores como o FISL, em Porto Alegre. Ainda fizemos alguns trabalhos juntos e participamos de eventos, antes que eles fechassem a casa, botassem a mudança nas costas e cruzassem o mar em busca de novas perspectivas profissionais.

Outro casal muito importante cruzou o meu caminho na mesma época, apesar de os negócios terem começado apenas mais recentemente. Eu falo do Márcio Oliveira e de sua esposa Priscilla. O Márcio foi meu colega no MBA na Unisinos e está sempre por perto quando surgem desafios profissionais. Ao saber do livro, a primeira coisa que perguntou foi se eu já tinha quem fizesse a revisão. Dito e feito, ele leu o livro inteiro e me encheu de questionamentos, praticamente obrigando a refazer tópicos inteiros para que o texto ficasse compreensível mesmo para quem não entende de Magento. Já a Priscilla é especialista em puxar a orelha das pessoas quando elas deliram demais (acho que é o meu caso) e teve que ter paciência enquanto o Márcio perdia horas e horas lendo páginas e páginas de texto.

Um último agradecimento a alguém que teve uma parte importante no livro, mas que não foi citada lá. As minhas fotos que você vê na aba do livro e também aqui no blog, assim como no material de divulgação, têm a assinatura de uma grande amiga, Joana Thomazoni. A Joana teve paciência de buscar os cliques certos e construir esse material, além de ceder gratuitamente os direitos sobre as imagens.

Depois de nove meses de trabalho, desde agosto de 2012, eis que o livro “Lojas Virtuais com Magento” é publicado. O livro não é o perfeito – nem poderia, é o meu primeiro livro – mas ele foi escrito baseado em uma carreira sólida. Espero que ele possa consolidar carreiras e ajudar pessoas a avançarem em suas carreiras assim como essas pessoas me ajudaram.

Agradecimentos no livro de Magento
3 votos, 3.67 média (76% pontuação)