O Magento Commerce tem pouco mais de dois anos de vida e só no ano passado é que atingiu o estágio de “distribuição estável”. Ele é um software complexo e robusto, com muitas arestas a aparar e muitas, muitas mesmo, coisas a melhorar.

Esquema de construção de um tema para Magento Commerce - imagem: magentocommerce.com

O grande problema do Magento, no entanto, não está no software em si. O maior problema do Magento é a ausência completa de profissionais gabaritados no software. Eu comecei a me interessar pelo Magento Commerce poucos meses depois do lançamento, quando buscava uma alternativa pro software que usávamos na Hydra Studio (na época, o Cart97, uma loja simples, feita por um desenvolvedor da Indonésia e que tinha pouquíssimos recursos). Levei um bom tempo estudando pra começar a entender e hoje, dois anos depois, estou em um estágio que conheço 40% de toda a estrutura do software.

Por que não há profissionais gabaritados no Brasil? A primeira grande resposta pode estar no fato de praticamente não haver documentação em português. Demorou muito para sair um livro, o Magento – Guia Definitivo, da Novatec, que foi baseado em uma versão já desatualizada do Magento, a 1.3. Há poucos sites que falam de Magento e como sempre comento nas palestras, muita coisa errada. Ou seja, quem só fala português, depende das traduções do Google pra utilizar o material disponível. Também há muitos problemas que ainda não aconteceram: quase metade dos erros que enfrentamos no Magento ainda não têm resposta ou “how-to” pra consertar e sair da enrascada. É preciso feeling e percepção para buscar a origem do problema e consertá-lo.

Quem me pergunta se eu recomendo Magento, ouve sempre a mesma resposta: sim! O Magento ainda não é metade do que ele poderá ser em dois ou três anos e por isso, é preciso estudar muito e agora. O título do post é esse e eu dei uma grande volta para chegar na base de conhecimento do Magento. Se você quiser estudar, de graça, sem pagar nada, dentro do próprio site do Magento, há uma área chamada Knowledge Base, que reúne artigos, tutoriais, explicações e roteiros para fazer muita coisa com o software. Eles foram escritos por profissionais que conhecem e gostam do software e se você tiver paciência e se organizar, só com aquele material é possível atingir um bom nível no software, ter uma base sólida pra começar a trabalhar na área e crescer cada vez mais.

A base de conhecimento do Magento
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)