Esse post foi inspirado em “Top 12 Magento Books for Magento Development“, escrito por Jason Davis. Você pode conferir o original em inglês, clicando aqui.

Quem trabalha com Magento, sabe a dificuldade que é encontrar material de pesquisa e consulta. Quando eu comecei a montar o projeto do meu livro de Magento, fiz um levantamento de tudo o que havia sido lançado sobre Magento no mundo e infelizmente não encontrei muita coisa. Sorte que isso está mudando e já se consegue fazer uma lista com 12 livros para trabalhar com desenvolvimento em Magento, como a preparada pelo Jason Davis, no site Code Developr.

Dê uma olhada na lista e se quiser comprar os livros, todos em inglês, basta fazer uma visita na Amazon – muitos deles estão disponíveis no Kindle.

Mastering Magento - imagem: divulgaçãoMastering Magento, por Bret Williams

Vou começar com o melhor livro de Magento entre todos os que eu li. Como comentei nessa resenha, o livro de Mr. Williams é o livro que eu gostaria de ter escrito e é recomendado para gestores e desenvolvedores em nível intermediário, já que ele não apresenta os conceitos básicos, mas presume que você conhece e entende de Magento.

Magento PHP Developer's Guide - imagem: divulgaçãoMastering Magento - imagem: divulgaçãoMagento PHP Developer’s Guide, por Allan McGregor

É o livro de Magento que estou lendo agora. Ainda que não seja a minha área – eu não sou desenvolvedor – o livro é detalhado e traz os principais conceitos de desenvolvimento em Magento, como uma abordagem sobre Events e Observers.

Magento Begginer's Guide - imagem: divulgaçãoMagento Begginer’s Guide – Second Edition

Li a primeira edição desse livro e creio que deva seguir a mesma linha da primeira edição, apesar de parecer se um novo trabalho, com novos autores e uma abordagem similar. É o livro recomendado para iniciantes (além do meu livro de Magento, é claro).

Magento Development Cookbook - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Development Cookbook, por Nurul Ferdous

Tanto esse como o livro abaixo seguem o esquema de receitas. Não acho um formato muito prático mas é interessante a forma como os tópicos são distribuídos ao longo do livro, determinando uma tarefa ou problema e desenvolvendo a solução ao longo de uma receita.

Magento Theming Cookbook - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Theming Cookbook, por Jose Argudo Blanco

Segue o mesmo formato do livro acima, porém falando dos temas em Magento. Como foi escrito para a versão 1.4, ele ainda é atual já que os temas seguem o mesmo formato desde então, o consagrado esquema do base/default.

Magento 1.4 Themes Design - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Themes Design, por Richard Carter

Esse livro segue o formato tradicional e apresenta o desenvolvimento de temas em Magento, seus elementos – template, layout e skin, blocos estruturais e de conteúdo – e ainda entra em tópicos como fontes e estilos para impressão.

Além desses que eu li e posso comentar, o autor do post original ainda apresenta mais seis livros: Shipping How To, Build a Shop e Perfomance Optimization How To, além de eBay Commerce Cookbook e Magento Mobile How To.

O que mais me chamou a atenção foi o Magento Template Cheat Guide! Pela descrição da Amazon, ele é um micro-livro (tem apenas 21 páginas e está disponível apenas no Kindle) e permite “encontrar qualquer arquivo dentro de um tema de um jeito fácil e rápido”. Não me animei a comprar o livro, mesmo por USD 1,77 e não encontrei comentários de outros leitores. Então, se você comprou esse livro e quiser deixar seus comentários, fique à vontade!

 

12 livros para desenvolvimento em Magento
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)
  • Raul Ferreira Rocha

    Bom dia,

    Parabéns pelos artigos e pelo trabalho.
    Estou estudando o seu livro módulos para magento, e na construção dos scripts, não há os arquivos do livro para comparar com os que eu escrevi. Não consigo debugar. Você por acaso não tem os arquivos do livro pra disponibilizar para gente? Ia ajudar muito.
    Desde já agradeço e lhe desejo muito sucesso.