O Magento é modular! Isso significa que, além do software original, que chamamos de core e é distribuído e mantido pela própria Magento Inc., podemos incluir softwares de terceiros, também conhecidos como plugins ou módulos. Essas peças adicionais incluem novas funções, que complementam o core e permitem que sua loja seja ainda mais completa. O funcionamento é similar, como sempre digo, aos bloquinhos de Lego, que com as peças certas permite fazer diversas coisas.

Módulos para Magento - imagem: Klaus Tiedge

Sempre é complicado fazer listas. Alguns irão dizer que o “módulo tal não deveria estar aqui”, assim como “ficou faltando o módulo tal”. Ainda assim, vou arriscar e montar a lista de dez módulos que não podem faltar em sua loja Magento.

1) Correios

Não tem jeito: quase nenhuma loja brasileira consegue escapar de usar os Correios. E essa afirmação é para o bem – ainda é a opção mais econômica, especialmente para o pequeno lojista – e para o mal – falhas constantes no servidor, atrasos e perdas de encomendas. Há alguns módulos distribuídos pela comunidade, sendo que o mais conhecido é o do Pedro Teixeira.

2) Mailchimp

O sistema nativo de envio de newsletters do Magento é muito simples. Se ele já era simples em 2008, hoje é praticamente um remendo. O Mailchimp tem contas gratuitas para até 2 mil assinantes e conta com um módulo de integração, permitindo que seus consumidores inscrevam-se ou cancelem suas assinaturas na loja e você possa enviar e gerenciar suas newsletters direto no site do Mailchimp.

3) Google Universal Analytics

Desde a versão 1.9, o Magento já conta com o Universal Analytics de forma nativa. Ainda assim, busque pelo módulo Aromicon Universal Analytics; ele é mais completo e funcional.

4) Busca Avançada + Sugestões de Busca

A busca é um ponto crítico em qualquer loja virtual e se você tem mais de 500 produtos em cadastro, é importante investir em uma busca avançada, que possa trazer melhores resultados. A aheadWorks tem um bom módulo chamado Advanced Search e você também pode adquirir com desconto o Sugestões de Busca (Search Autocomplete), que exibe os principais resultados automaticamente, ainda enquanto o visitante digita os termos a serem pesquisados.

5) Frete na Página do Produto

A legislação brasileira exige que se possa saber exatamente quanto vai custar determinado produto ainda em sua própria página e isso presume também os custos de envio. A Ecomdev tem o módulo Product Page Shipping que resolve esse problema.

6) Vídeos de Produtos

Só as imagens não bastam mais: você precisa mostrar seu produto em ação. Para isso, inclua um vídeo na página do produto, usando módulos específicos para isso como o da Rocket Web.

7) Google Recaptcha

O formulário de contato nativo do Magento não tem nenhuma proteção contra SPAM. Instalar um Google Recaptcha – aquelas letrinhas e números que temos que digitar antes de clicar no botão Enviar – pode ser a diferença entre receber e-mails genuínos e ficar atolado em centenas de e-mails não solicitados.

8) Atributos de Clientes

O Magento traz poucos campos nativos para o cadastro de clientes – aliás, apenas os essenciais. Não há, por exemplo, campo para solicitar o documento de identidade ou alguma outra informação adicional. A Kodematix tem um módulo interessante para isso, bem simples mas funcional. E se você for desenvolvedor, não terá dificuldades em ampliar suas funções, incluindo seletores e máscaras.

9) Barra de Notificações

Quer avisar os visitantes de sua loja que ela estará em manutenção ou que os pedidos não serão enviados durante as festas? Isso é fácil: a Biztech tem um módulo para incluir uma notificação no topo de todas as páginas, de maneira simples e rápida.

10) Full Page Cache

Esse é hour concours. O Lesti distribui um Full Page Cache excelente, que faz com que sua loja Magento fique bem mais rápida. Sua configuração é bem simples e você só precisará se preocupar no desenvolvimento, mapeando os blocos do frontend para que eles sejam armazenados e atualizados corretamente.

10 módulos que não podem faltar em sua loja Magento
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)