Internet - imagem: circovoador.com.brJá falei aqui que a quantidade de informações toma um tamanho impressionante. Todo mundo sempre tem algo a falar e o conteúdo cresce exponencialmente. O problema é que muito pouco desse conteúdo é original, há muita “inspiração” e conteúdo baseado em matérias lidas na internet. Na esteira disso está a credibilidade de quem postou e como essa pessoa é percebida pelos seus leitores.

Credibilidade e reputação não é algo que se construa do dia pra noite. É preciso tempo, às vezes muito tempo, medida que é oposta à velocidade com que se busca as coisas, sempre pra ontem. Pior do que isso, o seu perfil não é algo que lhe pertença, pois as informações que você posta no mundo virtual podem ser usadas de maneiras totalmente diferentes do que você imaginou e com quase nenhum controle efetivo para impedir isso. Há muito material sólido sobre isso por aí e não vou ficar me repetindo, vale apenas a reflexão de que a sua identidade no mundo digital é fruto de um trabalho pensado, planejado, longo e construído dia após dia.

PS. Minha inspiração pra esse curto post veio de um artigo no Mídias Sociais, sobre como gerenciar sua reputação online. Recomendo!


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.