Já falei algumas vezes disso aqui, mas acho que é um assunto que vale a pena voltar sempre. Você sabe qual é o objetivo de seu website ou loja virtual? Por mais simples que a pergunta pareça, muita gente ainda se enrola e acaba tomando caminhos que farão com que boa parte (senão todo ele) do seu investimento não tenha retorno e ainda traga muita dor de cabeça (pra você e para o profissional contratado).

Antes de começar a desenvolver seu website ou loja virtual, para e pensa na resposta para essa pergunta. Perca horas estudando o comportamento de seus clientes e dos clientes de seus concorrentes. O que eles querem? O que eles buscam? Quais são seus valores e suas prioridades? O que eles atribuem mais importância? Com base nisso, pense no que deve ser oferecido dentro de seu site para que ele possa ser o mais rentável possível. Não adianta atirar 100 vezes pro alto e derrubar uma ave. É melhor lançar a isca em um cardume em uma pequena lagoa e pescar três peixes.

Muitas vezes nos inspiramos nos grandes concorrentes, sem lembrar que nós não somos grandes. Não dá pra concorrer com um Submarino, Americanas, Extra, Zero Hora, Terra ou Uol. É preciso foco, ser muito específico em uma área em que se possa dominar e ficar apenas nela. O que você sabe fazer bem e que seus clientes precisem? O que só você vende e que seus clientes querem comprar?


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.