Sorteios e brindes proliferam-se pela internet - imagem: comprapremiadarealiza.blogspot.comSerá que eu antes não prestava atenção ou realmente com o Twitter a quantidade de sorteios e promoções na internet aumentou exponencialmente? Vocês já se deram conta de quantos blogs, sites, lojas e outros realizam promoções do tipo “siga-nos no Twitter e manda a mensagem ‘estou participando da promoção do blog XYZ’ para concorrer a um iPad” ou “responda o que você quer ver em nossos cursos e concorra a um curso grátis”.

(está bem, às vezes eu twito esse tipo de mensagem ou faço frases criativas, mas nunca ganhei nada)

A questão é: qual a eficiência desse tipo de ação? A partir do momento em que todo mundo faz, o quanto se consegue reter a marca ou gerar novas vendas? Já que é de graça, muita gente parte pro “não estou gastando nada, não custa arriscar a sorte” e participa da promoção mecanicamente, sem refletir sobre o que está fazendo ou as vantagens que sua marca oferece. Então, promoção é legal e atrai gente, mas se for só pra atrair tráfego sem retê-lo ou fixar a marca na cabeça do consumidor, não vale a pena e queima uma boa oportunidade.

Pense em como sua promoção ou sorteio pode se diferenciar, como ela pode agregar valor à vida do consumidor ou como ele pode fixar a sua marca e passar a ser um cliente, percebendo tudo que o seu produto traz de bom pra ele. Algo bom, útil, valioso e que seja propagado pela rede. Não é fácil! Mas é perfeitamente possível.


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.