Guia Mangá de Banco de Dados - imagem: Novatec, reproduçãoNo final do ano passado, conversando com meu editor sobre um novo projeto, ele me disse: “Vou te mandar um livro que você vai gostar e te ajudará a organizar as ideias”. Alguns dias depois, recebi o Guia Mangá de Bancos de Dados, de Mana Takahashi, lançado aqui no Brasil pela Editora Novatec.

Não é nem tanto pelo conteúdo do livro que eu escrevo esse post – o livro apresenta uma introdução ao banco de dados, explicando conceitos como funcionalidade, estrutura, comandos, utilização. O que me chamou a atenção é o método usado, a construção de uma história em quadrinhos – o mangá – para contar de forma lúdica como esses conceitos funcionam e devem ser empregados.

A história se passa no imaginário Reino de Kod, onde uma princesa deve administrar o reino na ausência do pai, contando a ajuda de Cain e da fada Tica, que lhes apresenta essa maravilhosa ferramenta chamada banco de dados.

Para mim, a ideia não é nova – já conhecia o Segredo de Luísa, onde o Dolabela conta a aventura de empreender a partir de um romance – mas ainda assim surpreende e você não precisa ser adolescente para ler o livro. Aliás, mesmo que já conheça banco de dados, é sempre interessante ver novas formas de ensinar, buscar maneiras ainda mais didáticas de passar conteúdo e compartilhar conhecimentos.

O livro Guia Mangá de Bancos de Dados está disponível no site da Novatec e a coleção traz outros títulos como Estatística, Bioquímica, Cálculo e Eletricidade, todos assuntos em que um pouco de diversão no aprender sempre vai bem!

Livro: Guia Mangá de Banco de Dados
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)