esse post foi escrito especialmente para o blog por um autor convidadoEsse post é de autoria de Luiz Rauber, escrito especialmente para o Blog do André Gugliotti.

Saiba mais sobre ele no Facebook e no Linkedin

Olás!!!

Este post surgiu a pedidos do André Gugliotti que merecidamente vai tirar umas férias, mas como é um sujeito preocupado, fazendo realmente uso daquela máxima “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” tal teve a coragem de me convidar a escrever algo…

e o que mais fácil de se escrever do que sobre que se fez?

😀

A princípio iria escrever só sobre Negócios ou Software Livre ou ambos, mas simplificadamente, pretendo ir mais ao passo anterior que passa batido a sua importancia, Eventos, em um relato pessoal que talvez motive a fazer algo, e me disponho a até colaborar.
Então pessoa que lê, dos assuntos do título, sobre Eventos, em especial de TI, o início do papo é pela questão que tenho peregrinado desde 2009 com palestras de TI, especialmente Linux e , e de 2010 pra cá, diminuí o ritmo de palestras em pró de organizar os eventos (obviamente antes disto já estava lá nerdando, participando como ouvinte, e continuo), e alinhando Software Livre a este assunto, nota-se a quantidade de eventos, e nisso linko fóruns, seminários, semanas acadêmicas e reuniões, que tratam inteiramente ou ao menos inserem algum espaço para Software Livre.

Um dos motivos pra mim deste crescimento é que vários Softwares Livres estão em um nível de maturidade muito bom, passaram da fase do “vamos testar” para o “vamos usar”, há estabilidade e vários são melhores que alguns proprietários, e sem enrolação, há muita gente ganhando dinheiro com isso, como digo, pensando em Open Source e não só em Free Software.

A minha primeira ideia de juntar negócios e software livre, foi testada no Seminário 2010 Tchelinux em Porto Alegre, onde separei as palestras do evento por salas temáticas, sendo que o André Gugliotti apresentou “Primeiros Passos no Magento Commerce” em sala para Devel (Desenvolvedor), e em outra batizada de Talk o Rainer Krüger a pedidos fez “”, e por ação do destino (não lembro de ter feito diretamente uma ligação entre ambos além da foto a seguir) ambos fizeram uma joint-venture a partir de um bate-papo, bacana não? Isto para mim serviu como um perfeito indicador de que, é possivel alinhar Eventos + Software Livre + Negócios.

Rainer Krüger e André Gugliotti - imagem: Luiz RauberNo Fórum Tchelinux deste ano, já amadureceu mais a ideia a partir de vários papos, o André veio com “”,  o Rainer Krüger com a mesma e atualizada “” além da boa contribuição do Jerônimo Madruga com “Dê a Cara a Tapa: Uma Palestra Intrigante sobre Oceano Azul, Cauda Longa, Mercado de Trabalho e Redes Sociais“, ambas em uma direta e grata ligação ao painel que apresentamos no fisl12, “” com a contribuição de André Gugliotti, César Brod, Corinto MeffeRainer KrügerWillian Souza e eu!

alimentos arrecadados no Tchelinux Porto Alegre 2011 - imagem: divulgaçãoEm Eventos, além do aprendizado, muito importante também a troca de conhecimentos e sobretudo, networking, tendo-o então um espaço para negócios, perfeito. Este espaço nem precisa ser uma sala inteira dedicada a negócios, como a disponível no Fórum Tchelinux Porto Alegre de 2011, mas um painel/ palestra como o André se responsabilizou em tomar conta no Fórum Tchelinux já é excelente, a interação no posterior debate pós painel foi muito boa, e vários me disseram que “se tivesse 3 horas ainda assim faltaria tempo porque assunto sobrava” em referência a ter 1 hora para o debate.

Do mesmo evento, bacana foi também poder contribuir para quem nem alimento tem, como é o caso desta foto seguinte dos mais de 400 kilos de alimentos arrecadados neste último Fórum  Tchelinux de Porto Alegre.

Resumidamente, pra não virar moroso, quero reforçar e deixar ao estilo #ficadica à prestar bastante atenção na soma do assuntos do título, Eventos + Software Livre + Negócios, ou seja, quando ver algo relacionado a um dos três, vá, aprenda e compartilhe.

Alguns links para uma boa leitura:

http://tchelinux.org

http://www.opensource.org

Eventos + Software Livre + Negócios = Muito mais que aprendizado!
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)