Lojas Virtuais Magento - imagem: Ken Seet/CorbisSete anos de Magento e muitas pessoas ainda têm dificuldades em lidar com a plataforma. Muitas pessoas ainda acham que o Magento é pra qualquer um. Muitas pessoas acham que o Magento é de graça. Muitas pessoas entregam suas lojas para desenvolvedores que não têm a menor ideia de como funciona uma loja virtual e que recém aprenderam a fazer a instalação básica. Qual é o resultado disso? Lojas construídas com orçamentos muito  maiores do que o necessário e lojistas com dificuldades para manter suas lojas no ar, seja pela falta de suporte, seja pelo orçamento estourado na primeira fase.

O interessante é que isso não é um problema específico do Magento mas da falta de planejamento das empresas e do suporte deficitário dos prestadores de serviço. Atire a primeira pedra quem conseguiu ser bem atendido em um dos principais provedores de hospedagem nacionais. Ou que dá nota 10 para os serviços de help desk? Dessa forma, é muito mais válido investir no desenvolvimento da loja e não ficar na mão de empresas mal estruturadas.

Porém esse post não é pra falar disso mas para falar de uma solução que tenho a honra de participar. A Diamix, um dos meus parceiros de desenvolvimento Magento, está lançando o Clix Commerce, um serviço de lojas virtuais por mensalidade, baseado no Magento.

O serviço ainda está em beta e deve ser liberado ao público no mês de abril de 2015. Ele une a possibilidade de ter sua loja virtual Magento sem investimentos iniciais em software com um suporte de qualidade, pronto para tirar suas dúvidas e auxiliá-lo na construção da estrutura de sua loja virtual.

A ideia dessa nova operação está baseada em pilares bem conhecidos mas que poucas vezes são colocados em prática:

  • fornecimento de um sistema de loja virtual, pagando por mês, sem que você tenha que contratar uma empresa para instalar e desenvolver sua loja.
  • servidores dimensionados adequadamente, sem que haja 3 ou 4 vezes mais clientes que a capacidade.
  • adaptação do Magento ao Brasil, com um novo módulo de cálculo de frete e uma melhor integração com os meios de pagamento.
  • evolução constante da ferramenta, incluindo frequentemente novas funcionalidades e com a possibilidade de implantar aquela ferramenta que você precisa (desde que ela seja útil também para outros clientes e sujeito a um prazo de desenvolvimento).
  • suporte técnico via help desk, todos os dias da semana, das 8 às 22 h, com agilidade e prescisão nas respostas, sem que você tenha que perguntar a mesma coisa várias vezes.

Como a plataforma é escalável, você pode começar em um plano pequeno e depois contratar mais recursos conforme a necessidade. Não é preciso investir uma grande soma de dinheiro ou contratar um plano caro pelo medo de que “depois não seja possível atualizar ou incluir a ferramenta”. Sempre fez parte da minha filosofia contratar os serviços apenas quando eles são necessários, já que dinheiro em caixa é o combustível que move uma empresa e não deve ser desperdiçado.

Não posso dar mais detalhes das funcionalidades do Clix Commerce ainda mas já posso adiantar que entre as características disponíveis em todos os planos estarão:

  • personalização do tema, com a adoção de CSS customizado.
  • acesso à pasta /media, via FTP.
  • importação e exportação de clientes e produtos.
  • conteúdo de exemplo, feito para guiá-lo durante a construção de seu próprio conteúdo.
  • integração nativa com o Bling ERP.
  • um painel reorganizado, com as funções agrupadas em um método de trabalho mais simples.

Como disse, a plataforma só estará disponível em abril mas você pode deixar seu e-mail no site da Clix para ser avisado do lançamento e ainda ter um desconto especial por 3 meses. Mesmo que você já tenha sua loja, deixe seu e-mail, quem sabe você não descobre uma forma de economizar dinheiro e ainda ter um serviço de qualidade superior à de seu provedor atual?

Você estava esperando por uma plataforma de lojas virtuais do tipo Saas?
1 voto, 5.00 média (92% pontuação)
  • Fernando Camillo

    Boa . este é o CARA!