Empreendedorismo, José Dornelas - imagem: SubmarinoEsse é um dos livros que já deveria ter comprado há tempos e sempre acabei postergando, comprando outros livros de empreendedorismo (muitos do próprio Dornelas). Pois há alguns meses, finalmente me obriguei a comprá-lo, como parte do projeto de um novo livro que estou escrevendo e que depois de dois anos de trabalho, devo lançar no primeiro semestre de 2016. Depois de lido, posso dizer: o livro é completo e um ótimo guia para quem já tem uma base em empreendedorismo.

José Dornelas é um dos maiores autores sobre empreendedorismo no Brasil e lançou vários trabalhos, para diferentes públicos. O livro Empreendedorismo, Transformando Ideias em Negócios é um manual técnico de como montar seu plano de negócios e preparar sua empresa para o difícil caminho que toda organização tem em nosso país.

Neste livro, ele começa com um abordagem histórica sobre o empreendedorismo e de como ele entrou em nosso dia-a-dia, antes de dedicar dois capítulos à análise de oportunidades, coisa esquecida pelos marinheiros de primeira viagem, que pensam que toda ideia pode ser convertida em um negócio de sucesso.

Apenas no quarto capítulo, o autor inicia a discussão sobre como trabalhar o plano de negócios propriamente dito, abordando cada uma de suas partes e explicando como construi-las. O último capítulo fala da parte legal de como se abrir uma empresa – ainda que esteja longe de esgotar o assunto, o que daria outro livro completo, é possível ter uma visão geral das possibilidades, útil para quem não tem essas informações na ponta da língua.

Outro detalhe interessante é que o livro pode ser usado como base para cursos, com questões para discussão no final de cada capítulo. Estudos de caso também estão espalhados pelo conteúdo, trazendo situações reais de empresas e empreendedores.

Resenha: Empreendedorismo, Transformando Ideias em Plano de Negócios
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)