Primeiro E-commerce, Sebrae e MercadoPago - imagem: reproduçãoTempos atrás, o Sebrae e o MercadoPago lançaram uma iniciativa pra facilitar a vida de quem queria dar os primeiros passos no mundo do comércio eletrônico: o Primeiro E-Commerce. A ideia é permitir que pequenos lojistas, que estão começando e não tem muitos recursos pra investir, possam ter uma loja em poucos passos e de graça.

É claro que não é tão simples assim e nem quero entrar de novo na discussão se existe loja de graça ou não. De todo modo, essa iniciativa atende a quem não tem dinheiro pra investir ou precisa testar o mercado antes de destinar recursos maiores para construção de lojas em Magento ou implantação de uma logística mais completa.

Para se ter uma loja dentro do Primeiro E-commerce, basta se cadastrar e montar sua loja, usando o sistema  próprio deles. Como era de se esperar, o único método de pagamento disponível é o MercadoPago e a loja fica hospedade em um subdomínio do Mercado Shops, mas isso não atrapalha o objetivo principal da ideia que é dar suporte a quem está começando.

Pra quem já tem uma loja virtual, o site ainda traz conteúdo diverso, uma compilação de materiais que já estavam no site do Sebrae, como o curso Aprender a Empreender (um ótimo curso, já tive a oportunidade de dar aulas alguns anos atrás) e o Análise e Planejamento Financeiro, online. Também há material do Blog do Comércio Varejista além de dicas úteis para quem está começando no e-commerce.

No ano passado, tive contato com outras duas iniciativas desse tipo – as empresas estavam estudando basear suas lojas em cima do Magento – e creio que quanto mais dessas ações tivermos melhor. É importante que elas venham acompanhadas de treinamentos e educação, como incentivos pra quem está começando, aprendendo quando se é pequeno sem destruir boas ideias por conta de altos custos ou planejamentos malfeitos.

Primeiro E-commerce do Sebrae
0 votos, 0.00 média (0% pontuação)