Como Montar uma Loja Virtual - imagem: Lawrence Manning

Normalmente, quando as pessoas pensam em abrir uma loja virtual, elas partem direto para a escolha da plataforma, isto é, o software ou sistema que cuidará de ser a base para o seu novo comércio eletrônico. Elas só têm uma vaga ideia na cabeça do que vão vender e de como será a loja virtual. Depois que se deparam com o sistema, diversas dúvidas começam a aparecer.

Nesse momento, os futuros empreendedores se dão conta de que pularam muitas etapas e terão que voltar atrás se quiserem ter sucesso em sua nova loja virtual. Pra ajudar quem está pensando em montar uma loja virtual, preparei uma listagem simplificada de pontos a olhar na hora de montar seu comércio eletrônico. Vamos a eles:

  • Você já sabe que produtos vai vender? Conseguiu definir três tipos de produtos específicos? “Perfumes” não vale, é preciso pensar em “perfumes para homens”, “perfumes para mulheres”, “desodorantes”, etc.
  • Já levantou os potenciais fornecedores? Onde eles estão, como trabalham?
  • Como é seu público-alvo? Quais são seus gostos, onde eles estão?
  • Que tipo de empresa você pode montar? Qual regime tributário você se encaixa, como serão os impostos, quais as obrigações?
  • Quais são os requisitos para abertura? É preciso espaço físico ou pode ser montado nos fundos de casa ou no próprio apartamento?
  • Se montar em um endereço nitidamente residencial, o quanto isso afetará a confiança de seus clientes?
  • Como será a logística? Como você receberá os produtos de seus fornecedores? Onde e como ficarão armazenados?
  • Você poderá trabalhar com dropshipping, ou seja, envio de produtos direto do fabricante ao consumidor, sem passar por você? Quais são os prós e os contras dessa escolha? O quanto isso impacta em seu marketing?
  • Quais serão os meios de pagamento disponíveis? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
  • Como será o controle financeiro e a emissão de Nota Fiscal? Você já escolheu um ERP?
  • Como será o controle de estoque? Também via ERP ou apenas via sistema de loja virtual?
  • Você começará vendendo em um marketplace ou partirá para a loja com seu próprio nome?
  • Se for vender apenas em marketplaces, qual a estratégia publicitária a ser adotada? Quais os custos envolvidos na comercialização nesse ambiente?
  • Escolhendo uma loja com seu próprio nome, o melhor é alugar uma loja ou construir uma loja própria?
  • Qual é o nome de domínio a ser utilizado? Ele está disponível? É fácil e está relacionado a seu segmento?
  • Que recursos são essenciais para sua loja virtual? Os provedores de lojas alugadas atendem bem às suas necessidades ou você precisará de serviços adicionais?
  • Quais são os custos para manutenção de uma loja no ar? Qual o valor mensal? Existe comissão por vendas?
  • Se for partir para uma loja desenvolvida sob medida, quais são os recursos que a loja deve ter e quem são as empresas que podem te atender? Quais são os custos e prazos de desenvolvimento?
  • Quais serão os canais de atendimento ao cliente e em que horário estarão disponíveis?
  • Como será estruturado o catálogo de produtos?
  • Que características devem ser exibidas na página do produto?
  • Como será a navegação? Que passos o potencial consumidor deve dar até chegar ao produto desejado?
  • Como são os relacionamentos entre os produtos? Que produtos podem ser vendidos em conjunto?
  • Quem fará os banners publicitários da loja virtual? Com que frequência serão trocados?
  • Quem cuidará da publicidade? Que anúncios serão feitos? Google Adwords, Facebook Ads, anúncios em blogs, anúncios em jornais, rádios, revistas, associações de classe e clubes?
  • Quem cuidará das redes sociais? Como será seu relacionamento com os fãs?
  • Haverá uma newsletter? Como ela será feita e qual sua frequência de envio?
  • Como será o fluxo do pedido, desde a colocação do pedido pelo cliente até seu recebimento, em sua casa?
  • Como será o envio? O que você fará para que seu pacote seja diferente e surpreenda o cliente?
  • Caso o cliente não fique satisfeito, como você tratará as devoluções e reembolsos?
  • Caso o cliente fique satisfeito, como você fará para vender novamente para ele?

Essa lista tem potencial para ser ainda maior. Que itens você acha que podem ser adicionados aqui? Os comentários estão abertos!


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

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