post-it - imagem: Yasuhide Fumoto/PhotodiscSe você ainda não começou o seu planejamento para 2013, é bom se apressar. O ano já está acabando e há muita coisa para pensar para os próximos doze meses de atividade. Certo está quem disse que “o ano foi a melhor invenção”, pois um novo ciclo começando nos obriga a parar, refletir, pensar sobre o que fizemos e o que faremos, além de dar um novo sangue e esperança renovada.

Mas no caso de nossas empresas não é tão simples. Se as coisas não estiverem bem organizadas, não adianta simplesmente deixar no piloto automático, achando que o bom resultado de hoje vai se manter. A todo instante é preciso reformular a estratégia, avaliar o que está sendo feito e o que pode ser melhorado, definir novas direções e rumos. A época ideal é essa!

Se você quer montar um planejamento estratégico ou mesmo um plano de negócios, esse não é o post pra você. Vou tentar manter as coisas mais simples possíveis, pois acredito que é melhor um planejamento simples do que não ter nenhum. Detalhe: não disse um mau planejamento, porque um mau planejamento é o primeiro passo para o fracasso.

Se você conseguir seguir metade dos passos abaixo, garanto que você já terá uma boa base para seguir em 2013:

  • para e reflita sobre o ano de 2012: você se lembra de como você começou o ano? Como foram os primeiros meses, quais foram as ações tomadas, que tipo de estratégia você usou, quais foram as ações? Tente escrever sem consultar nenhuma base de dados formalizada, para ver como anda sua memória
  • feito isso, vá atrás dos seus registros: verifique quais foram as campanhas de marketing que você fez, que produtos você colocou em promoção, como agiu frente aos seus concorrentes e principalmente quais foram os resultados disso , em termos de faturamento e lucratividade e também em termos de aumento de sua base pra trabalhar, como mais clientes cadastrados, melhor conhecimento da marca, mais fãs no Facebook, etc
  • agora compare tudo isso com o que você escreveu em 2011 (isso é, espero que tenha escrito em 2011, quando fez o planejamento do ano que agora termina): quais foram suas vitórias e quais foram suas falhas? Quais pontos podem ser melhorados e que atitudes podem ser mantidas e repetidas?

 

  • comece a pensar pra frente: pense onde você e sua empresa querem estar no final de 2013, quais são seus objetivos, suas metas, pessoais como dono da empresa, profissionais, pensando como gestor e também como empresa, já que o seu sucesso depende dos seus colaboradores. Quais planos são possíveis de serem atingidos em um ano?
  • verifique como está a sua empresa e o que precisa ser feito para que ela tenha capacidade de atingir os objetivos propostos. Você já tem todos os recursos ou novos recursos são necessários?
  • quebre as suas metas em diretrizes, trimestrais ou mensais: é muito mais fácil lidar com um degrau a cada mês do que querer subir os 12 degraus da escada de uma vez só. Estruture suas diretrizes de modo a poder acompanha-las e cumpri-las mês a mês
  • conte pra todos na empresa quais são seus planos (ao menos os que podem ser contados) e coloque o planejamento em um lugar visível, onde você possa acompanhá-lo sempre!

E você, quais são suas metas pra 2013? Que dicas de planejamento você pode compartilhar conosco?


André Gugliotti

André Gugliotti é uma das referências em Magento no Brasil, autor dos livros "Lojas Virtuais com Magento", "Temas em Magento" e "Módulos para Magento". Nesse blog, ele fala sobre e-commerce e marketing digital, ensinando como montar e gerenciar sua loja virtual.

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